Não é exagero nenhum dizer que o mercado de trabalho está superaquecido para quem domina conceitos de Python avançado. Afinal, estamos falando sobre uma das linguagens de programação mais utilizadas no mundo.
Para sermos mais exatos, faz dois anos que Python ocupa o primeiro lugar do ranking TIOBE, uma iniciativa bastante conceituada na comunidade de programação, que premia as linguagens mais populares da atualidade.
Em meio a esse cenário promissor, profissionais que dominam conceitos avançados de Python são tidos como muito valiosos. Se você já entendeu isso e quer aprimorar seus conhecimentos na linguagem, te convidamos a seguir com a leitura!
Por que Python está tão em alta?
Antes de apresentarmos os conceitos de Python avançado, vamos falar sobre os motivos que tornam essa linguagem tão valorizada no mercado – e, consequentemente, por que é importante dominá-la.
Segundo a própria TIOBE, a popularidade de Python se dá pela importância que ela possui em aplicações de Machine Learning, seu uso em ciência de dados e a grande variedade de bibliotecas de funções disponíveis.
Na prática, Python oferece múltiplas possibilidades de desenvolvimento, além de ser open source e gratuita.
E isso ajuda a explicar o porquê ela vem sendo amplamente utilizada por gigantes da tecnologia, como o Facebook, Amazon, Apple, Netflix e Google.
Principais conceitos de Python avançado
Agora que a importância de dominar conceitos avançados de Python ficou evidente, chegou a hora de conhecê-los:
1. Funções Lambda
Quem estuda Python há algum tempo provavelmente já ouviu falar sobre as funções Lambda: um conjunto de funções anônimas que o usuário não precisa definir.
As principais características das funções Lambda é que elas não possuem um nome próprio e estão contidas em uma única linha de código.
Além disso, elas são especialmente utilizadas na criação de parâmetros para outra função, já que elimina a necessidade de definir uma função separada para depois passá-la como parâmetro.
Vale dizer que as funções Lambda são opcionais, porém, é bom conhecê-las. Afinal, ela é capaz de tornar o código mais conciso e fácil de ler para operações lógicas simples.
2. Métodos Dunder
Os métodos Dunder, também conhecidos como métodos mágicos, são funções invocadas automaticamente sob circunstâncias especiais.
Ou seja: eles são utilizados para definir um determinado comportamento para uma classe quando uma operação específica é efetuada, a fim de diminuir o tempo de execução do código.
Há uma vasta lista de métodos Dunder que podem ser usados em Python, como:
· __str__
· __call__
· __init__
· __float__
3. Intertools
Se você quer escrever código limpo, rápido e eficiente, então precisa conhecer a fundo o módulo da biblioteca padrão de Python chamado Intertools. Afinal, este módulo implementa vários blocos de construção de iteradores.
Segundo a definição do site oficial de Python, o Intertools padroniza um conjunto central de ferramentas rápidas e de uso eficiente da memória, que podem ser utilizadas sozinhas ou combinadas.
Juntas, elas formam uma “álgebra de iteradores” tornando possível construir ferramentas sucintas e eficientes em Python puro.
Considerações finais
Não é segredo que o mercado de trabalho está muito aquecido para profissionais de tecnologia no geral. Mas, para quem é desenvolvedor Python Sênior, as oportunidades são ainda mais interessantes.
Se você deseja surfar nessa onda, continuar se aprimorando sobre os conceitos de Python avançado será fundamental. Portanto, esperamos que as dicas listadas ao longo deste conteúdo tenham ajudado.
Agora que você chegou até aqui, que tal dar o próximo passo para uma carreira baseada em inovação e tecnologia?
Gostou do conteúdo? Compartilhe com mais pessoas.
Até a próxima. 💜