O Scrum é um modelo utilizado em diversas áreas, com destaque para o desenvolvimento de softwares, graças a sua capacidade de simplificar projetos complexos. No entanto, não podemos acreditar que ele resolverá todos os problemas ou obstáculos que aparecerem durante o processo.
Pensando nisso, separamos 5 armadilhas na metodologia Scrum que você e seu time devem evitar. Vamos conferir?
- Olha a ferramenta perfeita! É mentira…
No próprio Manifesto Ágil, encontramos o mandamento “indivíduos e interações sobre processos e ferramentas”. Portanto, a primeira armadilha é ficar à espera do software ideal para começar a desenvolver um projeto.
Uma boa forma de tirar esses projetos do papel, é se juntar com a sua equipe e anotar ideias, fluxos e processos em post-its. Vocês podem até usar cartolinas para desenhar gráficos de burndown, por exemplo. Para o cliente, o que realmente importa é o valor entregue e não o meio pelo qual ele foi feito.
- Caro(a), Scrum Master, não caia na cilada de fazer o papel de desenvolvedor(a)
Em muitas empresas, Scrum Masters acabam executando também a função de desenvolvedores. Por favor, não deixe ninguém do seu time cair nessa armadilha!
O seu verdadeiro foco é ajudar os membros a compreender e a abraçar os valores, princípios e práticas do Scrum. Além disso, dado o seu profundo conhecimento sobre a metodologia, é importante que os Scrum Masters ajudem as equipes a criarem a sua própria abordagem.
- Mais tarefas no backlog depois de fechar a sprint? Tô fora!
Uma vez que o Scrum segue um modelo iterativo e incremental de desenvolvimento, é responsabilidade da equipe determinar as atividades que serão realizadas em uma sprint. Após o seu começo, é importante que ninguém adicione novos pedidos no backlog para não bagunçar a sprint.
Se isso acontecer, os membros ficarão sobrecarregados e não será possível entregar tudo o que foi listado, o que pode gerar um sentimento de frustração e desmotivação. Não vale a pena, né?
- A união faz a força. É verdade 🙂
Na metodologia de scrum, as equipes são autodirigidas. Isso significa que cada membro tem autonomia para alocar as suas tarefas. Inclusive, a prioridade das entregas e os prazos são decididos pelo Product Owner, o Scrum Master e o Dev Team.
Lembre-se que a autoridade do Product Owner é apenas sobre o produto. Um dos seus principais papéis é ser o elo do time: determinar os recursos e funcionalidades que serão construídos e explicar os objetivos do projeto com clareza.
Já o Scrum Master tem propriedade sobre tudo que envolve a metodologia Scrum, sendo um grande aliado e facilitador da equipe. E o Dev Team é o grande responsável por transformar todas as ideias e os desejos do cliente em resultados incríveis.
- Product Owner, chega junto!
Outra armadilha muito comum nos times scrum, é a ausência do Product Owner na rotina de trabalho. Como dissemos no tópico anterior, esse profissional determina as funcionalidades que serão desenvolvidas no projeto.
Em outras palavras, seria impossível para o Dev Team criá-las tendo como base apenas a história de usuário descrita nos post-its. Então é essencial que todos os membros estejam sempre disponíveis para dialogar entre si e tirar dúvidas.
Você e seu time já passaram por alguma dessas situações? Se sim, não se preocupem! Acontece com todo mundo. Afinal, o modelo Scrum ainda é algo relativamente novo e leva tempo para nos adaptarmos a ele.
O importante é reconhecer essas armadilhas e tomar uma atitude o quanto antes, pois o papel e a visão de cada membro da equipe são fundamentais para a entrega de projetos de alto valor para os clientes.
Se você tem vontade de participar de um time scrum incrível, recomendamos que confira as nossas oportunidades!
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Até a próxima. 💜