Você quer aprender Python para aumentar as suas habilidades profissionais? Está no lugar certo! O Blog de Carreiras da Vivo separou as melhores dicas para você que deseja ampliar a bagagem em Desenvolvimento e se tornar um especialista na área. No artigo de hoje, vamos falar sobre esse tema que está cada dia mais em alta, além de trazer exemplos práticos para você se aprofundar hoje mesmo. Boa leitura!
Python: o que é?
Considerada uma linguagem de programação interpretada, elaborando a lógica da aplicação, o Python possui um diferencial relevante: criar as instruções utilizando menos linhas de código. Hoje em dia, é utilizado no back-end, machine learning, análise de dados e em vários outros segmentos.
Segundo uma pesquisa realizada pela CodingNomads, Python é a linguagem mais requisitada no mercado no ano de 2022, superando até mesmo o JavaScript. Ela tem sido utilizada por grandes empresas por reunir características como a integração simplificada com outras interfaces, variedade nas bibliotecas de funções e o baixo custo de desenvolvimento.
Outro ponto que contribui para o crescimento da linguagem é a sua curva de aprendizagem, considerada versátil e até mesmo mais fácil do que as demais. Além disso, possui uma sintaxe objetiva, o que reduz a possibilidade de erros no código, e uma comunidade fortalecida, um fator importante para o desenvolvimento profissional.
Hora de praticar! Confira 5 exemplos de projetos em Python
Para aprender a programar nesta linguagem, existe uma etapa que todo iniciante em Python deve adotar: a prática. Por isso, você pode conferir alguns projetos que irão ajudar na criação de scripts, que são indicados, também, para quem ainda está conhecendo o universo da programação agora. Veja:
#1 – Decida por mim
Você criará um script capaz de responder perguntas objetivas que forem realizadas. A dica aqui é criar uma base de possíveis respostas (“sim”, “com certeza”, “de jeito nenhum”) para que o resultado seja ainda melhor. Na prática, o script irá tratar o input para verificar se é de fato uma pergunta. Em caso positivo, ele irá trazer uma das respostas.
Algumas das habilidades que serão colocadas em prática aqui são: geração de valores, randon, listas, input/saída de dados e laços de repetição.
#2 – Contagem regressiva
3, 2, 1… praticar! Outra possibilidade de colocar em prática o aprendizado sobre essa linguagem de programação é a criação do gerador de contagem regressiva a partir do módulo time em Python.
Assim como no “decida por mim”, a contagem regressiva também utiliza laços de repetição (laços while) como habilidade prática.
#3 – Jogo da velha
Que tal trazer um dos principais jogos da infância para o universo da programação? A partir dos módulos time e math e com a aplicação das estruturas condicionais (If), você poderá recriar o game com vários tipos de jogadores, como humanos x computadores, computadores x computadores ou humanos x humanos, por exemplo.
#4 – Gerador de senhas
Este é um dos exemplos de Python para programadores iniciantes que desejam adquirir experiência com laços for e o módulo random. A ideia é gerar senhas fortes compostas por caracteres aleatórios de acordo com a demanda do usuário. Ou seja, ele deve indicar quantas senhas precisa e qual o tamanho e pronto: desafio concluído!
#5 – Simular lançamento de dados
O projeto estimula a prática de alguns conceitos importantes, como print, geração de valores, as estruturas condicionais If e Else, input de dados e tratamento de exceções. O objetivo é criar um script que seja capaz de gerar um valor aleatório entre 1 e 6 e possibilitar que o usuário interaja o quanto desejar.
Algumas dicas adicionais são:
- Ao começar a rodar, o script deve perguntar ao usuário se ele deseja jogar o dado.
- Considere que o programa deve estar “pronto” para avaliar diferentes tipos de resposta além do sim e não para que não haja falhas no funcionamento.
- Após o script gerar um valor aleatório entre 1 e 6, questione se o usuário deseja jogar o dado novamente e repita a pergunta até que a resposta seja negativa.
Saiba mais sobre o que é Python (e outras linguagens)
Já escolheu qual será o primeiro projeto dessa linguagem de programação que você irá colocar em prática? Não pare por aqui! Execute e continue estudando para desenvolver o seu conhecimento.
Hoje em dia, há uma grande variedade de conteúdos gratuitos para quem deseja seguir carreira na área de Tecnologia, tanto no campo teórico como no prático. Por isso, a última dica desta publicação é: aproveite as informações disponíveis para construir a carreira que você deseja ter no futuro.
No Youtube, você encontra o canal do freeCodeCamp.org com uma série de tutoriais e videoaulas sobre as linguagens de programação. E é claro que o Blog de Carreiras da Vivo não poderia ficar de fora, não é mesmo? Para quem deseja entender outras linguagens da área de tecnologia, a indicação é o artigo SQL: 6 dicas para usar a linguagem do momento com mais facilidade.
Se você deseja colocar em prática o seu conhecimento em Python e desenvolver a carreira em uma Tech Com, aqui é o lugar certo!
Gostou do conteúdo? Compartilhe com mais pessoas.
Até a próxima. 💜