Conquistar metas e objetivos, apresentar inovações e capacitar o time são apenas alguns dos desafios da gestão de TI (Tecnologia da Informação). No entanto, é comum (e até natural) que profissionais da liderança encontrem dificuldades para desempenhar essas responsabilidades na gestão de pessoas e de projetos.
Isso acontece também pois a área de TI engloba dezenas de tecnologias e serviços, e cada qual tem suas complexidades técnicas que exigem certo nível de conhecimento para desempenhar a função. No mercado de trabalho, muitos profissionais optam por se especializar em uma carreira, dedicando-se ao entendimento de uma técnica e/ou ferramenta específica.
Assim, chegamos ao cenário desafiador da gestão de TI para desenvolver skills que complementem o conhecimento técnico de líderes, formando profissionais que entendam sobre a estratégia do negócio e saibam demandar isso para sua equipe operacional.
Neste conteúdo, você vai conhecer os 3 principais desafios da gestão de TI e entender como resolvê-los. Continue a leitura para saber mais!
Comunicar-se de maneira assertiva
A comunicação é um desafio que comumente surge em conversas com profissionais de TI, sendo importante listá-la como item a ser trabalhado na gestão de um projeto. A comunicação é um processo que depende de emissor, mensagem e receptor. Quando os ruídos interferem na mensagem, cabe ao emissor facilitar e mediar o diálogo.
Entendemos que simplificar a informação de forma que a operação, a alta gestão e outras áreas possam entender seja a tarefa mais complicada, mas também é essencial.
Por isso, é importante que todos os profissionais tech, sobretudo os gestores, tomem a iniciativa para eliminar esses ruídos, utilizando sua expertise no assunto para encontrar formas de ter uma comunicação assertiva.
Ainda sobre esse assunto, entendemos que uma equipe agrupa diferentes perfis, e desta forma, é necessário estimular diálogos positivos e propositivos, promovendo maior sintonia e interação por todos os participantes do projeto.
Caso lidar com esses desafios seja algo novo para você, é interessante pensar em processos de comunicação que trabalhem as dores do time. Por exemplo, realizar reuniões com o time e promover feedbacks individuais para entender quais pontos merecem mais atenção e que, se resolvidos, trarão uma influência positiva para o time.
Desenvolvimento da equipe
Frente aos desafios que surgem com a criação de novas tecnologias, é preciso ter um time de TI capacitado. Nesse sentido, o papel da liderança pode ser decisivo para mentorar sua equipe na atualização profissional.
É essencial orientar seu time sobre habilidades necessárias para atender às demandas de trabalho. Ao mesmo tempo, esse conhecimento pode estar alinhado aos objetivos de carreira de cada colaborador, promovendo um desenvolvimento produtivo para todos. Quando isso acontece, todo o projeto ganha em potencial de qualidade, agilidade e satisfação do cliente/consumidor/colaborador.
Apesar dessa capacitação ser uma peça-chave para a performance do time, como líder e/ou peça essencial na equipe, você precisa transmitir a importância do significado de desenvolvimento profissional. A mentoria deve explorar pontos, como autonomia, proatividade e oportunidade, inspirando que a busca contínua pelo conhecimento parta dos próprios liderados.
Com essas iniciativas, você estará contribuindo com uma cultura de inovação, em que todos se empenham em apresentar mais e melhores formas de resolver os problemas do dia a dia.
Transparência de resultados, metas e objetivos
A capacidade analítica é uma das principais responsabilidades da gestão de TI e isso é explicado pelas necessidades de apresentar resultados sobre a estratégia do negócio.
Sendo assim, uma forma eficiente de trabalhar com os números é definindo quais métricas serão utilizadas e quais resultados espera-se delas. Em seguida, esses dados devem ser monitorados com uma frequência determinada e essa análise deve gerar insights para o desenvolvimento do projeto.
Uma consideração importante sobre as metas e objetivos é que esse trabalho depende do empenho de todo o time. Por isso, ter uma comunicação assertiva e colaboradores capacitados são pilares essenciais para melhores resultados.
Os mesmos números podem ser utilizados para acompanhar a produtividade do time, entendendo facilidades e dificuldades que podem agilizar ou atrasar as entregas. Dados gerados a partir das métricas selecionadas podem ser usados para criar um plano de ação de capacitação da equipe, complementando as informações do tópico anterior.
Como os desafios da gestão de TI são trabalhados na Vivo?
A maior parte das respostas para lidar com nossos desafios diários estão na nossa cultura. Acreditamos que quando trabalhamos por um propósito, os direcionadores nos orientam a buscar uma solução.
Mas, para que isso aconteça, precisamos que o nosso time seja protagonista e voltado para a ação. Por isso, a nossa cultura incentiva a autonomia, a proatividade, a inovação e o protagonismo.
Queremos que o nosso time explore todas as possibilidades e reconheça esses desafios como um aprendizado profissional valioso.
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Até a próxima. 💜