Assistir uma série acompanhada de pipoca é o combo perfeito para quem deseja relaxar e recarregar as energias. Mas, além de entretenimento, esses conteúdos também podem trazer ensinamentos para a vida, incluindo o exercício da criatividade e consequentemente, de “pensar fora da caixa”. Por criatividade, podemos definir a capacidade de imaginar, inventar ou criar ideias inéditas. Não é dom, mas sim um exercício mental. Por conta disso, todos somos pessoas criativas, sendo necessário apenas encontrar a forma certa de exercitar essa habilidade.
Além disso, a criatividade está presente em tudo o que fazemos, principalmente no trabalho. Quando inventamos um processo que agiliza nossas demandas, quando desenvolvemos um produto novo ou quando nosso potencial é testado para resolver problemas em momentos adversos.
Também é importante considerar que o nosso conhecimento inspira a ter ideias diferentes. Assim, pessoas com pouca experiência, como quem faz estágio, podem se sentir limitadas em determinadas demandas. Para resolver isso, é possível explorar novos conhecimentos e formas de pensar.
Neste artigo, vamos te apresentar algumas séries que te ajudam a “pensar fora da caixa” e a exercitar a criatividade.
O que podemos aprender com séries que inspiram a criatividade?
Conhecer novas histórias nos revela novas culturas e diferentes contextos da vida. Na ficção, podemos nos aproximar daquilo que não está presente em nosso dia a dia. Saiba como a criatividade é apresentada nas séries abaixo.
Silicon Valley
Vale do Silício, em português, é o nome da região na Califórnia (EUA) onde se concentram as maiores empresas de tecnologia do mundo. Esse também é o título da série de humor criada pela HBO Max.
Durante 6 temporadas, podemos acompanhar a vida de Richard, jovem programador com a obsessão de desenvolver o “algoritmo do sucesso” que o faça ser milionário. Para quem ama tecnologia, a série é um mergulho no estilo de vida do Vale do Silício, com muitas referências à cultura geek.
Em Silicon Valley, é possível entender como a tecnologia e o empreendedorismo se relacionam, além dos desafios de desenvolver produtos inovadores que possam mudar o mundo.
Emily in Paris
Disponível na Netflix, essa série conta a história de uma especialista de marketing que se muda de Chicago (EUA) para Paris (França) por uma proposta de trabalho. Emily Cooper, em uma realidade totalmente diferente, que inclui aprendizados em uma cultura nova, enfrenta desafios para demonstrar seu potencial.
Durante a série, podemos acompanhar a criatividade de Emily em projetos de marketing que exigem conhecimentos em gerenciamento de crise, marketing de influência, networking, branding e atendimento ao cliente.
As histórias demonstram a determinação e empenho de Emily para encontrar soluções para os problemas no trabalho. A série já está na 4ª temporada.
Girlboss
Girlboss é o nome da série que retrata em ficção a história da empresária Sophia Amoruso, fundadora da Nasty Gal — uma loja de roupas de brechós revendidas com a curadoria de especialistas.
A história de sucesso por trás da marca tem capítulos de dificuldades extremas, como quando Sophia é demitida da loja de sapatos onde trabalhava e faz sua primeira venda online.
Ela percebe aí uma oportunidade para empreender e começa sua trajetória para construir uma empresa de 100 milhões de dólares. Sua carreira também traz um discurso que encoraja mulheres a empreenderem. A série é um drama, mas recheada de humor, além da mensagem principal: ser criativa em momentos de dificuldades.
Girlboss está disponível na Netflix.
Abstract: The art of design
Essa série documental da Netflix acompanha de perto a rotina de diversos designers renomados em todo o mundo. Eles são bem-sucedidos pelos projetos os quais participaram, como o desenho do Air Jordan, a atualização do Instagram, a idealização dos carros da Fiat Chrysler, entre outras histórias. O que chama a atenção nessa série é a proximidade do processo criativo desses profissionais, mostrando literalmente “o que os designers pensam” na hora de desenvolver uma ideia.
É possível extrair muitos aprendizados de todos os capítulos, sendo uma ótima indicação para quem busca “pensar fora da caixa”. No total, são 14 episódios.
Tirar um tempo para relaxar e assistir uma série faz parte do que é chamado work-life harmony. Neste conteúdo abaixo, trouxemos dicas de como você pode praticar isso.
Como a cultura “pensar fora da caixa” está presente na Vivo?
Na Vivo, nossos estagiários são incentivados a “pensar fora da caixa” para resolver os desafios do dia a dia. Acreditamos que nos tornamos bons naquilo que praticamos. Para isso, nossa cultura é de pessoas curiosas para explorar, aprender e crescer.
Encorajamos nossos estagiários a viver todas as possibilidades da tecnologia e utilizar a inovação como um recurso para evoluir. Se você quer conhecer como é isso na prática, baixe o Guia do Estagiário.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com mais pessoas.
Até a próxima. 💜