As inteligências artificiais (IA) estão cada vez mais eficientes nos processos de automação, possibilitando que profissionais da área explorem as funcionalidades desta tecnologia visando entregar mais agilidade e precisão nas demandas de trabalho.
Algumas pessoas poderiam pensar que, por conta disso, os desenvolvedores e diversos outros profissionais techs não seriam mais necessários, já que as IAs fazem todo o trabalho. No entanto, exige-se ainda mais que os profissionais da tecnologia sejam especialistas em tecnologias do futuro.
O uso da IA na automação de tarefas já vem sendo usado para escrever códigos, detectar bugs e prever resultados de projetos. Continue a leitura para entender como isso é feito na prática!
Como a IA pode ser aplicada na automação da programação?
Um estudo realizado pela Zup perguntou a profissionais desenvolvedores qual a opinião deles em relação ao uso da IA na automação. Esse estudo concluiu que essa tecnologia possibilita escrever códigos melhores, mais seguros, acessíveis e escaláveis.
Para que isso seja possível, algumas técnicas de aprendizagem de máquina podem ser utilizadas nesse processo. São elas:
- Modelos de classificação;
- Modelos de regressão;
- Modelos de clustering;
- Aprendizagem por reforço;
- Modelos de redução de bidimensionalidade;
- Self-learning.
Além de oferecer mais possibilidades para desenvolvedores, a IA aplicada à automação também é uma estratégia de negócio. Segundo o relato da IBM, após adotar soluções de automação de processos com a inteligência artificial, foi reduzido em 80% o tempo gasto em processos manuais. Já um relatório da Gartner, em 2022, revela que 80% dos executivos têm a intenção de aplicar a automação em decisões empresariais.
São funcionalidades que indicam o potencial agregador da IA em tarefas rotineiras, podendo ser um diferencial competitivo para profissionais que desejam se especializar na área. Como explica Marcos Predebon, Estrategista de Tecnologia da Microsoft, em recente participação no Papo Carreira Tech, “no futuro, você não vai ser substituído pela IA, mas você pode ser substituído por algum profissional que saiba fazer o uso da IA melhor do que você”.
A inteligência artificial está promovendo a inovação no modelo de negócios, ganhando relativa confiança na tomada de decisões. Mas para que chegássemos a esse estágio, foram necessários testes e mais testes para validar a confiabilidade da IA.
A depuração de bugs em softwares é, inclusive, uma das funcionalidades mais utilizadas na automação por IA. No entanto, isso ainda exige uma supervisão humana para ensinar como a máquina deve aprender. Por conta disso, é necessário seguir alguns processos de revisão, como:
- Identificar bugs antes da implantação do software;
- Levantar inconsistências com padrões adotados;
- Identificar possíveis problemas de performance;
- Identificar a fragilidade e segurança do código etc.
Porém, graças às próprias funcionalidades da IA, é possível fazer um code review utilizando a inteligência artificial. Para isso, as seguintes técnicas podem ser empregadas:
- Execução simbólica;
- Algoritmos evolucionários;
- Grandes modelos de linguagem;
- Busca aleatória dirigida por feedback.
Como explorar as possibilidades da IA para além da área de TI?
A inteligência artificial possui muitas aplicabilidades para além da área da programação e falamos sobre esse tema na live de fevereiro realizada no LinkedIn da Vivo. A IA, sem dúvidas, é um dos temas mais relevantes do momento e diversos tópicos foram colocados em pauta, como:
- A criação de uma IA;
- O uso da IA na Vivo;
- O potencial tecnológico de uma IA;
- Habilidades para trabalhar com IA;
- Entre outros assuntos.
Podemos entender que a parte da concepção de um serviço/produto sempre necessitará de um desenvolvedor para elaborar o script (roteiro), mas esse profissional é parte de todo um squad (time) dedicado para planejar o conceito da IA, ou seja, aquilo que faz a diferença na vida do consumidor final.
Podemos incluir design, redação, estatística, advocacia entre outras áreas que de alguma forma participam dessa concepção. Além disso, podemos considerar que a inteligência artificial é uma tecnologia nova e grande parte do que se tem conhecimento vem da área de programação.
Portanto, podemos encontrar formas de ampliar o letramento sobre inteligência artificial, tornando-a uma tecnologia mais acessível e inclusiva. Esse é o ponto onde desenvolvedores podem contribuir, compartilhando o conhecimento e descobrindo formas novas de aplicar a IA.
Como as tecnologias do futuro estão presentes na Vivo?
Entendemos que a transformação digital deve ser usada para conectar pessoas e facilitar a vida delas, inclusive, o nosso propósito é “Digitalizar para Aproximar”. Portanto, todas as nossas soluções são criadas para que facilitar o dia a dia das pessoas, oferecendo suporte e inovação constante.
Para todo esse ecossistema digital acontecer, nós contamos com o melhor time de TI. Inovação é uma palavra forte em nossa cultura e exploramos todas as possibilidades da tecnologia para descobrir novos horizontes.
Quer saber como isso é possível? Então venha fazer parte do nosso time. Acesse o nosso portal de vagas e confira as oportunidades em aberto.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com mais pessoas.
Até a próxima. 💜