As discrepâncias no mercado de trabalho entre pessoas com e sem deficiência evidenciam que ainda há muito a ser feito para promover a inclusão. No entanto, é possível perceber um esforço para diminuir essa desigualdade, investindo na capacitação e carreira de profissionais com deficiência.
No panorama atual, a taxa de ocupação de pessoas com deficiência com emprego é de 29,2%, enquanto para pessoas sem deficiência é de 66,4%, segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, 2022). Outra diferença é em relação ao salário médio, quando analisado os mesmos dois grupos; enquanto o primeiro tem uma renda média de R$1.860, o segundo alcança R$ 2.690.
É necessário intencionalidade para mudar esse cenário, e isso só acontece quando a cultura do mercado de trabalho, incluindo as empresas, fornece o que é necessário para o desenvolvimento de carreira de profissionais com deficiência.
No YouTube da Vivo, promovemos uma live com o tema: “Além da acessibilidade: um papo sobre futuro e carreira de profissionais com deficiência”, destacando o papel da cultura das empresas na promoção da diversidade deste público.
Confira os principais aprendizados desse encontro!
O protagonismo da sua carreira é seu
Esse bate-papo promovido pela Vivo reforça a ideia de celebrar as conquistas pessoais, mostrando que, apesar dos desafios, reconhecer-se como protagonista é um tipo de capacitação profissional.
Se você se identifica com a mensagem desse texto e quer continuar promovendo as escolhas que definem o seu futuro, cadastre-se em nossa newsletter e acompanhe os conteúdos da Vivo sobre desenvolvimento profissional.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com mais pessoas.
Até a próxima. 💜