No processo de digitalização das empresas, podemos perceber um crescimento gradual do cloud computing. No entanto, fazer as implementações necessárias da forma mais otimizada possível, ainda é um desafio.
Segundo um estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas), 42% das empresas brasileiras utilizam tecnologias de nuvem. Em 2022, a Gartner projetava que esse mercado cresceria 20% em 2023, alcançando 591 bilhões de dólares em todo o mundo. Além disso, um estudo da IDC (International Data Corporation), afirma que 53% das empresas que investem em cloud computing, objetivam aumentar suas receitas.
Sendo assim, podemos entender que as empresas visam a computação em nuvem como algo promissor, apesar de ser uma tecnologia relativamente nova – o termo foi utilizado pela primeira vez em 1997, por Ramnath Chellappa. Por isso, podemos fazer alguns questionamentos para entender como implementar essa tecnologia de maneira assertiva.
Para encontrar essas respostas, conversamos com o Consultor de Infraestrutura e Cloud da Vivo, Rodrigo Barbosa, sobre a adoção de projetos em cloud computing e o que podemos esperar de profissionais dessa área. Continue a leitura!

1. A tecnologia cloud computing é um mercado em crescimento
Rodrigo explica que, do ponto de vista de adesão, a cloud computing já está bem presente nas empresas. Mesmo assim, ainda há muito o que ser desenvolvido, mas do ponto de vista de maturidade e gestão. Maturidade em relação a conscientização de profissionais para buscar conhecimentos sobre cloud e gestão para que seja feito um uso eficiente de recursos financeiros em cloud evitando desperdícios e agregando valor ao negócio.
O cloud computing já está bem presente nas empresas e pode crescer ainda mais, chegando a 85% das empresas, segundo um estudo realizado pela Gartner. Isso abre possibilidades para profissionais que desejam trabalhar na área.
2. O cloud computing é um diferencial competitivo
A utilização de cloud traz benefícios que são importantes para a estratégia digital de qualquer empresa. Por exemplo:
Escalabilidade
Flexibilidade para ajustar programaticamente a escala dos serviços de acordo com a necessidade sem precisar adquirir novos equipamentos.
Custos
Possibilidade de pagar pela utilização de serviços conforme o uso reduzindo custos com infraestrutura, manutenção de equipamentos, energia e licenças.
Inovação
Acesso rápido às tecnologias mais inovadoras.
Mobilidade
Acesso de qualquer lugar e dispositivo facilitando a colaboração e produtividade.
Disponibilidade
Alto poder de disponibilidade com datacenters espalhados por todo o mundo garantindo a continuidade dos negócios.
Segurança
Através de serviços oferecidos pelos provedores como criptografia, backup, firewall, monitoramento e antivírus.
3. As tecnologias cloud precisam estar no seu portfólio
Com o objetivo de sempre acompanhar as tendências do mercado, é interessante ter conhecimento sobre as principais plataformas de cloud. São elas: Amazon Web Services, Google Cloud Platform e Microsoft Azure.
Não por obrigatoriamente ser um requisito de vagas de emprego, mas pelas soluções modernas que esses provedores fornecem.
Segundo Rodrigo, “os principais provedores de cloud oferecem materiais de estudo gratuitos na internet. Além disso, existem muitos conteúdos gratuitos disponibilizados em vídeo no YouTube. De forma paga, é possível realizar cursos online em plataformas como Udemy e Alura.”
4. O cloud computing se metrifica com dados
Metrificar uma estratégia de cloud computing é importante, pois fornece insights valiosos sobre o desempenho da infraestrutura em nuvem, permitindo otimizar recursos, identificar áreas de melhoria e tomar decisões estratégicas mais assertivas. Rodrigo que aconselha acompanhar os seguintes indicados:
- Custos: eficiência financeira no consumo de recursos em cloud;
- Eficiência: aproveitamento de recursos através de escalabilidade, flexibilidade, performance e qualidade;
- Disponibilidade: tempo sem interrupções ou falhas;
- Segurança: nível de proteção dos dados em cloud;
- Satisfação: experiência do cliente em relação ao serviços em cloud.
5. Profissionais em cloud precisam estar preparados(a) para os desafios
Segundo Rodrigo, profissionais técnicos e gestores também precisam se manter atualizados sobre as inovações e boas práticas do mercado, além de engajar as equipes no mesmo propósito. Manter as equipes técnicas alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa, garantir a segurança dos dados e o cumprimento de normas e regulamentações como a LGPD também são tarefas desafiadoras.
Rodrigo ainda complementa: “Eu acredito que o maior desafio dos gestores seja o gerenciamento e monitoramento dos gastos e uso eficiente dos recursos de cloud evitando desperdícios e agregando valor ao negócio. Nesse sentido entra a necessidade de adotar uma estratégia de FinOps que tem por objetivo alinhar os objetivos financeiros e operacionais da empresa em cloud.”

Como um(a) especialista(a) pode inspirar e desenvolver melhor o time nessa área?
Rodrigo explica que esse é um ponto muito importante, pois não basta as equipes diretamente envolvidas com cloud se desenvolverem, mas toda a TI da empresa. É claro que as equipes diretamente envolvidas precisarão de uma profundidade no assunto, mas se toda a TI estiver envolvida e consciente da necessidade de conhecer os conceitos de cloud as chances de sucesso aumentarão.
É comum encontrar profissionais (técnicos ou executivos) resistentes à utilização de cloud computing com críticas sobre custos ou “perda de controle” na comparação com a infraestrutura on premises em detrimento a todos os benefícios que a cloud oferece. Normalmente as críticas são fruto de falta de conhecimento sobre conceitos de cloud.

Como o Cloud Computing está presente nos projetos da Vivo? Você pode citar algum exemplo prático?
Rodrigo conta que o cloud está 100% presente nos projetos, pois a Vivo tem metas agressivas de adesão até 2025. Nesse sentido, todos os novos projetos são avaliados para serem desenvolvidos em cloud. Além disso, temos recursos de infraestrutura on premises sendo migrados para plataformas cloud.
Você poderia trazer seus aprendizados conquistados na Vivo ao longo desses anos?
“Em 2021, chegou um projeto de uma nova aplicação totalmente cloud utilizando banco de dados NoSQL, armazenamento como serviço mapeado em contêineres orquestrados por Kubernetes e em uma máquina virtual para a realização de troca de arquivos com uma instituição bancária. Me lembro da primeira reunião que participei sobre este projeto e do impacto que sofri ao perceber que eu não conhecia absolutamente nada sobre cloud, mas que estava diante de uma oportunidade incrível de aprender na prática.
No dia seguinte, comecei a listar as novas competências que precisaria adquirir para acompanhar aquele movimento e recebi total apoio da gestão da Vivo nesse sentido. Mergulhei nos estudos e alcancei quatro certificações em um ano, sendo duas Microsoft (AZ-900 e AZ-104), uma Oracle (1Z0-1085-23) e uma Amazon (CLF-C02).
Ainda em 2022 a Vivo iniciou uma campanha de incentivo para que todos os profissionais de TI buscassem a certificação de fundamentos AZ-900 da Microsoft com o objetivo de alinhar os conceitos de cloud. Isso deixa evidente o que a gestão espera dos profissionais e movimenta as pessoas na direção de um mesmo propósito.”
Quais os principais aprendizados para profissionais em cloud computing?
Percebe-se que há uma grande possibilidade de crescimento para essa área e isso exige profissionais capacitados para assumir essas responsabilidades. Dessa forma, vale ressaltar o que Ricardo disse sobre lifelong learning e o entendimento de estratégias de negócio.
O cloud computing, assim como outras tecnologias digitais, tem evoluído rapidamente e manter-se atualizado no assunto é necessário para profissionais que desejam se destacar na área.
Se você busca se acompanhar as tendências em inovação e quer desenvolver habilidades, confira outros conteúdos do nosso Blog de Carreiras.
Além disso, a Vivo também tem oportunidades para você que deseja trabalhar na área. Clique no link abaixo e inscreva-se em nossa newsletter para receber nossas vagas.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com mais pessoas.
Até a próxima. 💜