A governança desempenha um papel crucial na orientação das estratégias de inovação. Para a Vivo, isso significa adotar ações que integram políticas de transparência, responsabilidade e sustentabilidade em todas as suas operações. A governança eficaz não apenas garante o cumprimento de normas e regulamentos, mas também fomenta um ambiente propício à inovação contínua.
Na Vivo, isso se traduz em iniciativas que vão desde o desenvolvimento de novas tecnologias que se convertem em serviços para os nossos clientes até a implementação de práticas sustentáveis que beneficiam a sociedade e o meio ambiente. Essa combinação de governança e inovação permite não apenas acompanhar, mas também liderar uma transformação digital, garantindo que cada avanço tecnológico seja realizado com responsabilidade e ética.
A nossa live de julho foi uma oportunidade para que todos pudessem entender como Vivo investe em inovação pautado na governança e como isso está alinhado ao nosso propósito de Digitalizar para Aproximar.
Participaram dessa conversa: Fernando Campos, Diretor de Infraestrutura e Operações Tech na Vivo, Rodrigo Gruner, Diretor Executivo de Inovação, Novos Negócios e Consumer Eletronics na Vivo, Larissa Carbone, Gerente Sênior de Growth Fintech na Vivo, e Wana Schulze, Head de Investimento e Portfólio da Wayra Brasil e Vivo Ventures.
Confira os principais tópicos desse encontro!

Entenda como governança, inovação e core da Vivo se relacionam
De uma forma breve, podemos explicar que a Vivo tem seu mercado de atuação em serviços core (fibra, móvel e serviços) e em outros serviços relacionados ao que podemos classificar como negócios e inovação. O que é importante você entender neste momento é que, hoje, a inovação é suportada pelo core.
Durante a live, Rodrigo explicou o que isso significa: “A Vivo precisa e vai continuar investindo na conectividade, porque é a partir desse core que a gente consegue desenvolver uma plataforma de negócios. A partir dessas fortalezas que temos na empresa, é possível criar uma plataforma que possibilita desenvolver negócios que vão levar serviços complementares à nossa base de clientes.
Rodrigo traz o exemplo do app Vivo. “Um dos grandes pilares da maneira como a gente desenvolve, comunica e engaja a nossa base de clientes, eu diria que é o app Vivo, nosso principal canal de comunicação”.

A inovação com governança aplicada aos serviços da Vivo
Como exemplo, podemos citar o serviço Vivo Pay e a Corporate Venture Capital da Telefônica, a Wayra. A segunda, atua como grande financiadora do desenvolvimento de tecnologias inovadoras e o Vivo Pay é resultado do amadurecimento digital para oferecer soluções digitais inteligentes para toda a base de clientes.
Wana explica que a Vivo sempre busca investir em startups. É possível analisar da seguinte forma, desde o começo do investimento, estamos em contato com o time de tecnologia para entender o projeto, entender a proposta. Dessa forma, a gente consegue levantar todo o conhecimento necessário sobre o projeto para validar a nossa tese de investimento.
É interessante complementar que as decisões estratégicas dos investimentos feitos a partir da Wayra e do Vivo Ventures fortalecem o vínculo com startups, criando um ambiente de inovação em escalas exponenciais.
A partir dessas experiências, podemos entender como esse processo de governança é essencial para estruturar um ambiente apto para inovação, ou seja, tomar decisões ágeis quando chega o momento de inovar.
Isso também se reflete na cultura da Vivo, onde nossos colaboradores têm autonomia e protagonismo para inovar, o que não é se converte apenas em um conhecimento interno, mas também é compartilhado para todos, como o conteúdo dessa live e a participação da Vivo em importantes eventos da área da tecnologia.O e-book abaixo faz parte da nossa trilha do TDC 2023 (The Developer’s Conference), materiais para quem não deixa de se atualizar sobre as principais tendências do momento.

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Até a próxima. 💜