Com o mercado de trabalho aquecido e concorrido, é necessário que os profissionais invistam no aprendizado contínuo. Acontece que, além do conhecimento técnico exigido para ocupar determinada função, principalmente na área de tecnologia, é preciso desenvolver as soft skills, que são as habilidades comportamentais.
Você sabia, inclusive, que 90% das pessoas são contratadas pelo perfil técnico, mas acabam demitidas por conta de seu comportamento? É o que diz um levantamento da Page Personnel.
Com isso, já podemos ver a importância de aprimorar suas soft skills para sua trajetória profissional, não é mesmo?
Para saber mais sobre o assunto, confira o artigo que preparamos!
Quais as diferenças entre hard skills e soft skills?
Para diversas oportunidades, as empresas exigem experiência prévia e conhecimento técnico. É aqui que entram as hard skills.
Essas características são mais específicas e adquiridas, em muitos casos, através do investimento em cursos, graduação, pós-graduação e workshops, por exemplo.
De maneira geral, são aprendidas por meio do estudo e podem ser mensuradas por um teste ou durante um bate-papo, como domínio de um idioma ou entendimento em gestão de produtos digitais.
Com isso, na prática, dá para saber se a pessoa domina o assunto, bem como testar seus conhecimentos.
Podemos perceber também que essas habilidades são facilmente encontradas em um currículo e são avaliadas pelos recrutadores de acordo com a necessidade exigida pela vaga.
Apesar de serem importantes, as hard skills, sozinhas, não são suficientes. É preciso que os profissionais também tenham soft skills bem desenvolvidas.
Como falamos no começo, elas são habilidades sociais, que estão relacionadas com a forma como as pessoas se expressam e agem diante de diversas situações, inclusive no ambiente corporativo.
Hoje, as soft skills contam muitos pontos em processos seletivos e devem ser colocadas em prática no dia a dia de trabalho por todos os profissionais. Elas também não dependem, necessariamente, de um diploma ou certificado.
Além disso, não há como medir essas características, que são mais subjetivas, mas de extrema importância para lidar com momentos difíceis, se conectar com outras pessoas e não deixar as emoções à flor da pele em situações desafiadoras. E tudo isso envolve questões emocionais.
É por isso que as empresas estão cada vez mais preocupadas em contratar pessoas com essas habilidades.
Mas, afinal, você sabe quais são as principais soft skills? Conheça agora!
Softs skills importantes para profissionais de tecnologia
1 – Resiliência
De nada adianta você ser competente naquilo que faz se não souber lidar com as adversidades que surgem a todo momento. Na área de tecnologia, é comum enfrentar desafios constantes e ter que entregar tarefas em curtos espaços de tempo.
Mas, como fazer isso sem se deixar abalar? Aposte na resiliência.
Com ela, você conseguirá passar por situações difíceis com mais tranquilidade e sem deixar o nervosismo vir à tona. É preciso ter reações positivas mesmo diante de cenários em que tudo parece dar errado. Só assim será possível seguir em frente e resolver os problemas.
2 – Foco
Pensar em novas ideias para conseguir inovar em projetos exige que o profissional tenha foco. Por isso, é importante se concentrar no que você está fazendo e evitar ao máximo se distrair com o que acontece ao seu redor.
Pode acreditar: pessoas focadas conquistam seus objetivos com muito mais rapidez.
3 – Proatividade
Outra soft skill que faz a diferença em tecnologia. Imagina ter várias ideias e guardá-las apenas para você? Seja proativo e mostre o que seu trabalho tem para acrescentar.
Na área de inovação, essa habilidade ganha ainda mais destaque. Estruture suas propostas e compartilhe com quem for necessário.
4 – Comunicação
A comunicação é algo básico, mas que é deixada de lado por muitas pessoas. Todo diálogo, seja por e-mail ou pessoalmente, não deve conter ruídos. Caso tenha dúvidas em algo que lhe foi demandado, pergunte. Já imaginou finalizar um projeto e precisar refazer por conta de algo que você não entendeu bem?
A mesma dica vale se você solicitar alguma tarefa para outro profissional. Se a pessoa tiver alguma questão, mostre que você está à disposição para conversar e responder o que for necessário.
O contato entre os membros da equipe é essencial para garantir que todos estejam alinhados e cientes do que precisa ser feito.
5 – Adaptabilidade
Transformações acontecem a todo momento e, para conseguir inovar, é preciso saber se adaptar a diferentes cenários e situações.
Nem sempre as mudanças agradam a todos, mas deve-se entender que, muitas vezes, elas são necessárias para a evolução de uma área, por exemplo. Lembre-se: adaptabilidade e resiliência caminham juntas.
6 – Gerenciamento de tempo
Trabalhar horas seguidas, sem descanso, não é sinônimo de produtividade. Mesmo quando você tiver muitos projetos para entregar em pouco tempo, faça uma lista com as prioridades e gerencie bem o seu tempo para não ficar sobrecarregado e extrapolar o seu expediente.
7 – Inteligência emocional
Acreditamos que você já tenha ouvido falar bastante sobre inteligência emocional, não é mesmo? Porém, sempre vale reforçar: é importante controlar e gerenciar suas emoções diariamente.
Avalie como você reage diante das mais diversas situações para que seja possível fazer uma autoanálise do seu comportamento e evoluir cada dia mais.
4 dicas para desenvolver as habilidades comportamentais
1 – Faça uma autoavaliação
O primeiro passo é você parar e pensar quais soft skills você possui e quais precisam ser melhoradas. A partir disso, fica mais fácil identificar seus pontos fortes e fracos e trabalhar para desenvolver o que for necessário. Esse processo de autoconhecimento é importante e serve para avaliar seu comportamento.
2 – Peça opinião de pessoas conhecidas
Receber feedbacks é uma das melhores formas de saber quais habilidades devem ser trabalhadas. Peça para amigos e colegas de confiança fazerem a avaliação e conte como está o seu progresso.
Com isso, elas podem falar se sentiram alguma evolução e ajudar a mapear pontos positivos e listar outros que ainda precisam de atenção.
3 – Arrisque-se
Com base nas características listadas, veja quais você tem mais dificuldade e se coloque em situações em que possa praticá-las. Ou seja, treine bastante e não tenha medo de arriscar para se desenvolver.
4 – Busque referências
Existe algum líder ou colega que tenha as características que são importantes para você? Então, inspire-se nessas pessoas e estude como elas se comportam. Vale até aproveitar para conversar e pedir dicas.
Como vimos, há diversas soft skills importantes para profissionais da área de tecnologia. Aqui na Vivo, ajudamos todos os colaboradores a desenvolvê-las.
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Até a próxima. 💜