A Vivo é a maior empresa de telecomunicações do Brasil e sua história começou em 2003, quando deu início às operações de internet móvel e telefonia. A partir disso, a empresa passou por um período repleto de transformações em que expandiu sua rede de serviços, lançou a tecnologia 4G e 5G e criou aplicativos facilitadores como o app Meu Vivo, Vivo Recarga e Vivo Turbo. As inteligências artificiais também não ficaram de fora e a marca conta com a IA Aura.
Mas, apesar de grandes marcos históricos no meio da telecomunicação, a Vivo ampliou seus objetivos e, nos últimos 20 anos, liderou a transformação digital no Brasil, não se resumindo a apenas uma empresa de telefonia. Pensando nisso, trouxemos curiosidades que talvez você não saiba sobre a Vivo:
1. A Vivo é muito mais do que uma empresa de telefonia
O objetivo da Vivo sempre foi ser uma empresa inovadora e que facilite a vida dos brasileiros, por isso, segue seu propósito de Digitalizar para Aproximar. Acreditamos que o mundo digital deve fazer parte da vida de todos, então é essencial projetos que conectem pessoas ao que importa para cada uma delas.
Pensando nisso, investimos em projetos que permeiam as áreas da educação, finanças, entretenimento, saúde e negócios. O nosso Hub Digital é um ecossistema de serviços desenvolvidos para consumidores finais e empresas, que podem ser acessados de um smartphone ou computador. Nossas soluções digitais contribuem para digitalizar de forma inclusiva, possibilitando que a gente se conecte de onde nós estivermos. Os serviços do Hub Digital da Vivo são:

Seja com soluções inovadoras ou por meio de propostas inovadoras no mundo digital, inteligência artificial, desenvolvimento de aplicativos e parcerias estratégicas, a Vivo tem um compromisso firme com a tecnologia e conectividade das pessoas.
2. Temos uma inteligência artificial própria: Aura
Seguindo o propósito da Vivo e toda a evolução digital da empresa, a Aura (inteligência artificial) existe para facilitar a vida digital dos nossos clientes. Além disso, ela também foi desenvolvida com o propósito de ajudar nossos colaboradores com dúvidas internas.
De maneira simples, empática e objetiva, a Aura se relaciona simultaneamente com milhões de pessoas, agilizando o tempo de atendimento. Tudo é feito seguramente, a fim de proteger os dados dos nossos usuários. Dentre os serviços disponíveis da nossa inteligência artificial, podemos listar: aplicativos da Vivo, portais, WhatsApp e Facebook.
Saiba mais detalhes de como a Aura foi criada
3. A Vivo contribui com 11 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU
Ser tecnológico é também cuidar das pessoas e do planeta. Ao longo dos anos, a Vivo vem colocando em prática seus compromissos com a sustentabilidade, integrando práticas cada vez mais responsáveis em sua estratégia de negócio e operações. Sendo assim, a empresa avaliou que contribui ativamente com 11 dos 17 ODS, impactando positivamente a sociedade.
Acesse nossa análise de impacto realizada em 2023 e entenda em detalhes tudo o que a empresa faz para atingir esses objetivos, como:
- Ser uma empresa carbono neutro;
- 100% de uso de energias renováveis;
- +11 toneladas de resíduos eletrônicos coletados por meio do programa Vivo Recicle.
E isso nos leva à próxima curiosidade…
4. A agenda ambiental, social e de governança (ESG) da Vivo
Ser uma empresa que inclui na sua estratégia de negócios a Agenda ESG significa incorporar em nossa cultura do dia a dia práticas alinhadas à conservação da natureza e ao bem-estar social, atuando sempre a partir de uma governança ética e transparente. Com isso, os indicadores ESG norteiam a Vivo para conseguir atingir resultados que contribuem para excelência nos serviços e qualidade de vida dos nossos colaboradores.
Em nosso relatório de sustentabilidade é possível entender todas as ações sustentáveis da empresa. Podemos listar algumas:
- Como a empresa contribui para o desenvolvimento sustentável (listada no tópico anterior);
- Diversidade no quadro de colaboradores (confira a curiosidade nº 6);
- R$ 58 milhões de investimentos em projetos sociais na Fundação Telefônica-Vivo;
- Melhorias na experiência do cliente;
- -36% de reclamações
- 89% de resolutividade na percepção do consumidor
- Treinamento de +98% dos colaboradores em nosso código de conduta, os Princípios de Negócio Responsável (PNR);
- Investimento de aproximadamente 25 milhões de reais em fintechs pela Vivo Ventures.
5. As marcas próprias da Vivo: ecossistema

Quando mencionamos que a Vivo é muito mais do que uma empresa de telefonia, queremos retratar os diversos ambientes na qual a empresa está inserida, como as marcas próprias criadas para facilitar ainda mais o dia a dia dos consumidores. Uma delas é a Ovvi, loja de equipamentos eletrônicos que oferece produtos de alta performance e qualidade como capas protetoras, películas, cabos e outros acessórios.
A Terra Fibra é também uma marca da Vivo que envolve o propósito de Digitalizar para Aproximar. O serviço é um modelo de franquia que leva a internet banda larga por fibra óptica para lugares distantes das grandes metrópoles. Os planos já estão disponíveis em mais de 14 cidades e em 5 estados, totalizando mais de 450 mil domicílios conectados.

6. A Vivo é diversa
A diversidade é um pilar primordial na cultura da Vivo, faz parte da nossa estratégia de negócio e a consideramos essencial para a inovação.
Sabemos que o sucesso de qualquer empresa hoje depende do valor compartilhado com a sociedade e o planeta. Por isso, um ambiente mais aberto, diverso e inclusivo, onde as pessoas se sentem seguras para se expressar de maneira genuína, também é um espaço de maior bem-estar, criatividade e colaboração.
Desde 2018, temos um sólido Programa de Diversidade, cujo manifesto prega menos preconceito.
O Vivo Diversidade é pautado nos pilares de Raça, Gênero, LGBTI+ e Pessoas com Deficiência, entre outros temas abarcados em nossa Política de Diversidade. E assim passamos a cultivar de maneira consciente e intencional um ambiente livre de preconceitos para que nossos colaboradores sejam quem quiserem ser, desenvolvam o máximo de seu potencial e vivam seus propósitos pessoais na organização.

7. Cultura digital colaborativa
Temos um propósito definido — Digitalizar para Aproximar — um DNA que nos aproxima e nos conecta com os nossos clientes. Mas entendemos que a cultura é um aspecto fundamental para o sucesso da inovação. Aqui na Vivo, estamos construindo o que chamamos de Cultura Digital Colaborativa.
Conexão humana
A capacidade inovadora da Vivo para o futuro depende de pessoas que entendem que seu bem-estar e do outro impulsionam seu potencial para inovar. É por isso que, para construirmos uma Cultura Digital Colaborativa, precisamos de colaboradores que cuidam de sua saúde integral, entendem que a diversidade promove um ambiente colaborativo, mais produtivo e próximo.
Curiosidade viva
Para nós, ser conectado com o mundo digital é literalmente viver essa realidade, reconhecer a sua importância e se interessar pelas tendências tecnológicas que estão alinhadas ao propósito da Vivo, independentemente de função ou área de atuação. Para isso, precisamos de colaboradores apaixonados por aprender, mantendo sua curiosidade sempre viva.
Atitude transformadora
Para inovar é preciso ter coragem e agilidade, e isso tem tudo a ver com a nossa marca e com a forma que atuamos. Pessoas que propõem novas ideias e geram soluções concretas e acionáveis são parte disso.
Ação responsável
Pessoas engajadas em colaborar transversalmente com toda a empresa para entregar sempre a melhor experiência para os clientes e que entendem o papel da Vivo na geração de impacto positivo na sociedade e ambiente por meio da transformação digital, compreendem do que estamos falando.
8. Agronegócio digital
Não existe limite para a conectividade e a Vivo tem uma atuação forte no agronegócio brasileiro. Sabemos que modernizar os trabalhos no campo é um dos principais desafios de produtores rurais e cooperativas. Por isso, além dos serviços de conectividade, incluindo cobertura específica para o agronegócio, oferecemos também soluções de tecnologia baseadas em IoT (Internet of Things) voltadas para o setor, como gestão de pecuária, maquinário inteligente, previsão de clima em tempo real e mais!
Nossas porteiras estão abertas para a inovação, digitalizando para aproximar e conectando pessoas com o que realmente importa.
Vem pra Vivo Descobriu todas as curiosidades da Vivo e ficou com vontade de fazer parte do time? Nosso portal de vagas na Gupy está repleto de oportunidades para talentos que buscam inovação, desafios e que querem fazer parte desta revolução digital com a gente. Acesse o link abaixo e confira:
