Basta realizar uma rápida busca para confirmar: não faltam oportunidades interessantes de carreira para quem é desenvolvedor Salesforce. Afinal, estamos falando sobre a plataforma de CRM mais utilizada no mundo.
Para se ter uma ideia, um estudo da IDC estimou que a Salesforce e o seu ecossistema criarão mais de 9 milhões de novos empregos até 2026, o que promete trazer possibilidades ainda maiores para aqueles que estão dispostos a se aprimorarem na área.
Se esse é o seu caso, então o artigo de hoje chegou em boa hora: ao longo dele, traremos as melhores dicas para quem deseja se tornar um desenvolvedor Salesforce especialista. Acompanhe!
O que faz um desenvolvedor Salesforce?
O grande trunfo da Salesforce é permitir que as empresas desenvolvam sites, aplicativos e sistemas corporativos que otimizem, cada vez mais, a experiência dos clientes.
Para que isso seja possível, no entanto, é preciso contar com profissionais que conheçam profundamente a plataforma e saibam como usá-la para projetar, desenvolver, implementar e testar novas aplicações.
Em linhas gerais, essas são as principais tarefas de um desenvolvedor Salesforce!
Por que seguir carreira como desenvolvedor salesforce?
De acordo com a própria Salesforce, mais de 150 mil empresas do mundo todo já utilizam as soluções de CRM da marca.
Esse fato, somado à diversidade de projetos hospedados na plataforma, ajudam a entender o mar de oportunidades que se abrem para as pessoas desenvolvedoras e por que se especializar na área é uma ótima escolha.
Além do mais, não podemos deixar de lembrar que os salários oferecidos no mercado para aqueles que dominam conceitos de Salesforce avançado são bem atrativos.
Segundo o Glassdoor, por exemplo, a média salarial para Desenvolvedor Salesforce Sênior no Brasil é de R$ 10.260/mês. Porém, as remunerações podem ultrapassar os R$ 20 mil quando somadas a bônus, comissão, participação nos lucros etc.
Como se tornar um desenvolvedor salesforce especialista?
Agora que você viu que o ecossistema da Salesforce gera muitas oportunidades para profissionais de tecnologia, chegou o momento de saber como aproveitá-las.
Confira, abaixo, algumas dicas que podem te ajudar a construir uma carreira bem sucedida como desenvolvedor Salesforce:
1. Domine Lightning Web Components
O conhecimento sólido sobre Lightning Web Components está entre os principais requisitos listados nas vagas de Desenvolvedor Salesforce Sênior. Portanto, a primeira dica que temos para dar é: aprofunde-se sobre essa nova geração de estruturas, que aproveita elementos personalizados, módulos, decoradores e além.
Lembrando que LWC são elementos HTML personalizados criados usando HTML e JavaScript moderno. O LWC usa os principais padrões de componentes da web e fornece o necessário para um bom desempenho em navegadores suportados pelo Salesforce.
Também é possível compor os componentes do Aura a partir dos componentes da web do Lightning.
2. Esteja com as certificações em dia
A Salesforce oferece uma série de certificações voltadas para os profissionais que trabalham com as plataformas da marca. E isso também vale para as pessoas desenvolvedoras.
Se o seu objetivo é alçar voos mais altos nessa área, é fundamental ter algumas dessas certificações em mãos. Embora elas não sejam exatamente obrigatórias, essa é uma forma de comprovar que você realmente entende do assunto.
Para o desenvolvedor Salesforce especialista, uma das credenciais mais importantes é a Platform Developer II, que atesta o conhecimento avançado dos recursos programáticos da plataforma e modelagem de dados para desenvolver interfaces e lógicas de negócios complexas.
Outra certificação bastante requisitada é a de Platform App Builder, que valida a experiência em projetar, construir e implementar aplicativos personalizados usando os recursos de personalização declarativa da plataforma Salesforce.
Lembrando que no próprio site das certificações é possível acessar o Guia do Exame, material que traz referências sobre o que estudar para ser aprovado, além de outras orientações.
3. Atualize-se sobre as novidades da plataforma
Para atuar como desenvolvedor Salesforce especialista é preciso ter um conhecimento aprofundado sobre a plataforma e os recursos dela. Afinal, muito provavelmente você será uma referência na equipe sobre esse universo!
E já que as tecnologias estão em constante inovação, uma coisa é certa: hora ou outra, algo novo irá surgir. Cabe a você ficar de olho nessas novidades, como novas versões ou funções da plataforma.
4. Atente-se às soft skills e hard skills mais demandadas
Para fecharmos as dicas de Salesforce com chave de ouro, queremos destacar algumas das habilidades que são indispensáveis para o desempenho da função.
No campo das competências comportamentais, destacam-se a comunicação, perfil de liderança e capacidade para trabalhar bem em equipe.
Além disso, é interessante que o especialista também possua aptidão para desenvolver outros profissionais, bem como uma visão aprofundada sobre o negócio.
Já no que diz respeito às habilidades técnicas, é importante conhecer profundamente sobre arquitetura de sistemas; linguagens de programação orientada a objetos; e modelagem, gestão e segurança de dados.
Por fim, ter um nível de boa compreensão no inglês também é relevante, já que muitos dos conteúdos disponíveis sobre Salesforce estão nesse idioma.
Na Vivo, não faltam oportunidades para quem deseja colocar esses conhecimentos em prática.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com mais pessoas.
Até a próxima. 💜