Você sabia que as dinâmicas em grupo são cada vez mais utilizadas em processos seletivos? Isso acontece porque elas são uma forma eficaz de conhecer melhor os talentos para as vagas em aberto, ajudando a identificar características importantes dos candidatos e se há fit cultural com a empresa.
Por isso, se participar de um processo seletivo aqui na Vivo está nos seus planos, nós vamos ajudar você a saber como se destacar nessa etapa. Continue lendo para conferir as melhores dicas para se preparar e conquistar a sua vaga dos sonhos. Boa leitura!
Por que se preparar para as dinâmicas em grupo?
Assim como o currículo é uma das formas de mostrar quais são as suas competências técnicas (hard skills), as dinâmicas ajudam a avaliar as competências comportamentais (soft skills). Juntas, as informações colaboram para a empresa entender se o candidato preenche os requisitos necessários para a vaga. Alguns exemplos são:
- Ética;
- Resiliência;
- Comunicação;
- Habilidades de liderança;
- Como lidar com frustrações;
- Motivação dos colegas de equipe.
Em outras palavras, o time de recursos humanos identifica quais são as características predominantes do perfil comportamental para saber se o candidato pode ser um bom líder, possui inteligência emocional ou como trabalha em equipe com outros profissionais, por exemplo. Por isso, o preparo é tão importante quanto o próprio momento da dinâmica.
5 dicas para se preparar para as dinâmicas em grupo
#1 – O estudo é a base para conhecer a empresa
Separar algumas horas para estudar sobre a empresa irá ajudar a identificar se você possui fit cultural e quais são as competências valorizadas para desenvolver a carreira profissional lá. Assim, você saberá identificar qual é a expectativa do recrutador.
Na Vivo, por exemplo, temos o Blog de Carreiras com conteúdos que destacam os valores e princípios da companhia, além de episódios de podcast e participações em eventos.
#2 – Use o autoconhecimento para aprofundar seus diferenciais
Quando o assunto é como se dar bem em um processo seletivo, é comum que alguns candidatos se preocupem em demonstrar algum feito extraordinário de suas carreiras. A questão é que a busca pela “perfeição” pode gerar a insegurança e acabar atrapalhando a enxergar as boas conquistas obtidas na vida profissional.
Por isso, investir em autoconhecimento irá ajudar a identificar quais são as suas principais competências e pontos de desenvolvimento. Essa autoanálise é importante para reconhecer as principais habilidades (pessoais e técnicas). Um profissional também pode ajudar você nessa missão!
#3 – Seja você mesmo(a)!
Você sabia que o excesso de proatividade pode atrapalhar a visão que o recrutador está construindo sobre você? Ou seja, estamos falando sobre candidatos que tentam se destacar a todo momento, querem ser os únicos a falarem ou não deixam os outros participantes da atividade trazerem ideias.
Procure identificar qual é o propósito da dinâmica e demonstre suas principais qualificações dentro do tempo proposto de atividade, mas não se esqueça de que se trata de uma prática em grupo. Lembre-se: para se destacar, seja você mesmo(a).
Outras dicas que podem ajudar neste momento são:
- Evite se comparar, pois, cada candidato trilhou uma jornada de evolução profissional individual. Conhecimentos diferentes, potenciais diferentes;
- Identifique quais são os seus pontos fortes e demonstre-os, especialmente nas atividades que exigem tais habilidades.
#4 – Saiba como demonstrar proatividade
Se você vai participar de uma dinâmica de grupo, é importante ter em mente que os profissionais de recrutamento terão um tempo limitado para fazer a avaliação.
Por isso, durante as atividades, é importante demonstrar que você é um profissional proativo e destacar como as habilidades profissionais adquiridas ajudaram no seu desenvolvimento. Se você não se expressar, os recrutadores não saberão de todo o seu potencial.
Se você se considera uma pessoa tímida, tente identificar outras formas de colaborar durante a dinâmica, como realizando anotações, escrevendo suas ideias no chat ou prestando atenção no tempo que o grupo tem para realizar a atividade. Saiba aproveitar os momentos mais relevantes para marcar sua presença. Tenha em mente de que, ainda que suas contribuições possam ser pontuais, elas sejam assertivas e demonstrem que você está atento(a).
#5 – Quais competências você deve dominar?
Assim como estudar a empresa é importante para qualquer etapa do processo seletivo, estudar as competências que a vaga exige também vale a pena. Assim, você pode traçar uma estratégia para demonstrar aquelas que têm a ver com o seu perfil profissional. Algumas dicas são:
- Utilize o LinkedIn para acompanhar os profissionais que trabalham no setor da empresa que você deseja atuar;
- A empresa possui um site dedicado à área de talentos ou perfil em redes sociais? Procure por materiais, como lives e blog posts nos canais digitais da empresa, para conhecer os desafios e aprendizados do dia a dia;
- Anote como você adquiriu as competências e como você acredita que possa contribuir com a empresa a partir desses pontos.
#6 – Vai participar de dinâmicas em grupo? Saiba relaxar!
Saber o momento de fazer uma pausa é tão importante quanto aprender e praticar. Por isso, durante as etapas do processo seletivo, é fundamental adotar técnicas que sejam eficazes no controle da ansiedade e nervosismo. Isso vale para qualquer atividade que ajude você a conduzir a dinâmica de grupo com leveza, desde meditação à prática de atividades físicas.
E se as dinâmicas em grupo forem virtuais?
Neste caso, além das dicas que trouxemos acima, podemos incluir alguns cuidados extras. Em primeiro lugar, cheque a sua conexão com a Internet e o seu equipamento (computador ou celular) para evitar atrasos. Além disso, escolher um ambiente apropriado, sem distrações, também ajuda. Por fim, mantenha a postura durante todo o tempo de videochamada, afinal, mesmo com o microfone desligado você pode estar em avaliação.
Você sabia que a Vivo está com processo seletivo aberto para vagas em diversas áreas? Para saber mais, cadastre-se em nossa newsletter e receba essas oportunidades diretamente no seu e-mail.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com mais pessoas.
Até a próxima. 💜