Você sabia que o número de estagiários no Brasil cresceu 37% em apenas um ano? Conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego, mais de 877 mil jovens começaram a trilhar suas carreiras em 2024, mostrando que o estágio pode ser muito mais do que uma etapa obrigatória: também pode ser um grande passo para quem quer fazer a diferença no mercado.
E se você ainda acha que ser estagiário é sinônimo de fazer tarefas operacionais ou “ajudar” aqui e ali, está na hora de mudar essa percepção. Hoje, o papel do estagiário é estratégico, contribuindo com projetos relevantes, ideias inovadoras e, também, se desenvolvendo em um ambiente real de aprendizado.
Continue lendo e veja como o estágio pode ser muito mais do que uma simples experiência!
O papel do estagiário no mercado de trabalho atualmente
O estágio deixou de ser apenas um requisito acadêmico e se tornou uma porta de entrada estratégica para o primeiro emprego, e também para aqueles que estão buscando uma transição de carreira.
Segundo a ONU, conforme pesquisa de 2024. a Geração Z já representa 32% da população mundial. No Brasil, são 47 milhões de jovens, dos quais 48% estão economicamente ativos e ocupando posições que incluem estágios em diversas empresas.
Por outro lado, de acordo com dados de uma pesquisa da plataforma Online Currículo, oito em cada dez profissionais brasileiros com mais de 40 anos já pensaram em fazer uma transição de carreira. O número representa 82,2%, taxa parecida entre os brasileiros mais novos, com idades entre 16 e 24 (82%). Além disso, o estudo mostrou que 70% dos entrevistados dizem que não há limite de idade para mudar de profissão.
As empresas também reconhecem a importância dos estagiários como parte estratégica das equipes. Esses profissionais conseguem oferecer uma nova perspectiva sobre desafios e apoiam a construção de soluções criativas. Essa troca enriquece tanto o ambiente profissional quanto o desenvolvimento de carreira desses novos talentos.
Se você está começando essa jornada, é essencial ter um currículo que destaque todo o seu potencial. Quer saber como fazer isso?

Mitos e verdades sobre o estagiário
Mesmo com todos esses dados, ainda existem muitas ideias equivocadas sobre essa experiência. Vamos desmistificar alguns?
Estágio não é emprego
Primeiro emprego e estágio são diferentes? Em tese, sim. Entretanto, o estágio também é uma modalidade de trabalho voltada para o aprendizado. É uma oportunidade de ganhar experiência no mercado, com direitos específicos e foco no seu desenvolvimento profissional.
Só os melhores alunos conseguem estágio
Conquistar o primeiro estágio depende mais das suas habilidades, proatividade e capacidade de se adaptar do que apenas das suas notas. As empresas buscam pessoas com vontade de aprender que saibam trabalhar em equipe.
O estagiário não pode errar
Parece óbvio, mas é um mito que muitas pessoas ainda acreditam. Errar faz parte, independente do cargo, é inerente ao ser humano. O estágio é um período de aprendizado, e cometer erros faz parte do processo. O importante é aprender com eles, se desenvolver e mostrar evolução ao longo da experiência.
Todo estágio é remunerado
Nem todos os estágios são remunerados. No Brasil, por exemplo, apenas os estágios não obrigatórios têm a bolsa-auxílio garantida por lei. Por isso, é sempre importante verificar os benefícios antes de aceitar uma vaga, combinado?

Os diferenciais que todo estagiário deve ter
O estágio é o momento perfeito para mostrar o seu valor e se destacar na empresa. Ter algumas atitudes e habilidades bem desenvolvidas pode fazer toda a diferença na sua jornada profissional e, quem sabe, abrir portas para oportunidades maiores no futuro.
Separamos alguns dos principais diferenciais para te ajudar nesse processo:
✅Proatividade e iniciativa. Demonstre que quer aprender, contribuir com ideias, e resolver problemas. Isso é sinal de comprometimento e maturidade. Não espere que te digam o que fazer a todo momento — tome a frente quando identificar oportunidades de melhoria.
✅ O mercado de trabalho muda rápido e quem acompanha as tendências e principais mudanças, ganha destaque. Mostre que você consegue assimilar novas informações, aprender ferramentas e se adaptar aos desafios de forma ágil.
✅Resiliência é muito importante, encarar desafios com uma boa dose de otimismo e ser flexível em relação às mudanças no ambiente de trabalho são qualidades que as empresas adoram.
✅ Ter curiosidade de aprender mais sobre a área e buscar maneiras criativas de solucionar problemas são diferenciais importantes. Empresas valorizam estagiários que não têm medo de explorar novas possibilidades e sugerir melhorias.
Percebeu como o estágio não é servir cafézinho?
Aproveite cada experiência para se destacar, desenvolver suas habilidades e mostrar o seu potencial. E quem sabe seu próximo estágio não é na Vivo?
