Quem acabou de se formar ou está em vias de concluir a formação acadêmica sabe que esse período é superdelicado. Incertezas sobre o mercado de trabalho, dúvidas sobre qual caminho seguir e receios em relação a conquistar a vaga desejada são sensações que passam pela cabeça de várias pessoas que estão nesse momento. É nessa fase que uma alternativa quase sempre entra no radar da pessoa: fazer parte de um programa de trainee.
Seja pela promessa de aceleração de carreira, seja pelas oportunidades de desenvolvimento ou pelo salário acima da média para posições iniciais no mercado de trabalho, muitos jovens se lançam nos processos seletivos almejando a sonhada vaga no programa.
Essa foi a experiência do Caique Almeida na Vivo. Logo após se formar, ele decidiu se aplicar em algumas vagas e sentiu uma forte conexão com a cultura da Vivo. E, se você está lendo esse artigo, é porque o Caique mandou bem no nosso processo seletivo e hoje faz parte do programa de trainee da Vivo. Agora, você vai conhecer os detalhes (ou quase tudo) sobre como é a experiência de ser trainee aqui na Vivo. Vamos lá?
Uma trilha de desenvolvimento robusta
O ponto que mais se destaca no programa de trainee da Vivo é a trilha de desenvolvimento robusta focada em soft e hard skills. Desde o primeiro mês, os trainees são expostos a diversas formações com fornecedores renomados no mercado de treinamento corporativo.
A gente leva a sério o tema da aceleração de carreira e não mede esforços em oferecer treinamentos, o que é fundamental para os nossos jovens talentos nessa etapa, visto que é muito importante ter um suporte para dar conta dos desafios que eles vivenciam nessa etapa de desenvolvimento.
Ser dono(a) de um projeto estratégico
Durante os primeiros meses do programa de trainee, cada colaborador(a) recebe um projeto estratégico para chamar de seu. Esse projeto é essencial para o desenvolvimento profissional, pois é uma oportunidade para aprender a liderar na prática, tomando decisões, resolvendo problemas e sendo exposto(a) a diversas áreas, o que dá visibilidade na empresa e contribui para o amadurecimento enquanto profissional. E é aqui que os trainees podem colocar em prática a maioria dos temas que aprendem ao longo da trilha de desenvolvimento.
Job rotation para conhecer outras áreas
Outro ponto forte da trilha de desenvolvimento durante o programa de trainee da Vivo é o job rotation: momento em que os jovens talentos migram de área temporariamente para lidar com outros negócios que tem correlação com o projeto que tocam ou que fazem sentido com seus escopos de trabalho.
A rotação é um momento esperado, pois dá a oportunidade de se conectar com outras áreas, contribuindo com a exposição na empresa e fortalecendo o networking, além de que, ter a oportunidade de mudar a rotina durante um período fazendo algo, por vezes, totalmente diferente. É um privilégio, concorda?
Conexão com a alta liderança
Poder estar próximo da alta liderança é outro diferencial do programa de trainee aqui na Vivo. Desde o processo seletivo, os profissionais vivem essa experiência, visto que muitos diretores participam da etapa de entrevistas individuais que faz parte da seleção. Já ao longo do programa, acontecem agendas de 1:1 com eles e, por aqui, esse momento é valorizado pelos trainees, pois estar mais próximo de executivos é um diferencial e uma oportunidade única que ― acredite se quiser ― muitas pessoas em posição de liderança de diversas empresas ainda não possuem.
Imersão na cultura
A Vivo é uma empresa de tecnologia que está em constante evolução e poder vivenciar essa cultura de forma radical, como acontece no programa de trainee, é um ponto que Caique considera importante destacar.
Ele afirma que: “Uma vez que a cultura organizacional é o que dita como nos comportamos, trabalhamos e somos reconhecidos, poder ser inserido nela de forma cuidadosa e ter uma verdadeira imersão na cultura da companhia, vivendo tantas experiências num curto período, nos prepara e nos dá notícias se o caminho que estamos seguindo é o que faz sentido para o que almejamos em nossa carreira.”
E, por aqui, com todas essas experiências que Caique têm vivenciado, ele afirma que não há dúvidas de ter feito a escolha certa em vir para Vivo e construir sua carreira na companhia, contribuindo com o propósito da empresa de Digitalizar para Aproximar, reduzindo a distância entre as pessoas e o que mais importa para cada uma delas.
Agora é a sua vez de fazer história na Vivo. O nosso portal de vagas está repleto de oportunidades em aberto. Acesse, encontre a vaga ideal, inscreva-se e vem pra Vivo!
Mas antes de ir, confira a dica que o Caique deixou para você mandar bem nos processos seletivos da Vivo. 💜
Dica de conteúdo: minha dica de conteúdo vai ser sobre a própria Vivo, pessoal! Se você tem alguma dúvida se a Vivo é o lugar certo para você, dê uma olhadinha em nosso relatório de sustentabilidade e perceba a multiplicidade de ações que a companhia apoia e desenvolve em relação a nossa sociedade e ao meio ambiente. Em tempos de crise climática, estar em um lugar que é referência nesse tema faz bastante diferença ao levantar todos os dias para trabalhar.
Acesse o relatório aqui.