Além de ser indispensável para as empresas que querem construir uma cultura organizacional forte, a prática de feedback também é um elemento chave para o desenvolvimento contínuo dos colaboradores.
Mas, para que isso de fato aconteça, é fundamental que todos nós usemos desse exercício de forma horizontal.
Se você entende a importância do feedback, mas ainda o vê como um bicho de sete cabeças, então o conteúdo de hoje chegou em boa hora.
Quer saber mais sobre essa ferramenta de gestão e como utilizá-la a seu favor? Então vem aprender com a gente!
O que é a prática de feedback?
O feedback é uma prática bastante consolidada no meio corporativo, que tem como objetivo principal avaliar o desempenho dos colaboradores.
No entanto, essa prática está cada vez mais se democratizando e deixando de seguir a lógica de gestor-colaborador.
Isso porque as pessoas não trabalham apenas com ou para seu(sua) gestor(a). No dia a dia, elas colaboram e realizam entregas, sejam pequenas ou grandes, para diversas pessoas. Todas elas possuem sua própria relevância para o negócio, e certamente todas elas têm algo a nos dizer.
Neste contexto, a prática de feedback se dá quando todos os colaboradores dão e recebem feedbacks uns aos outros com base na cultura da empresa, nas entregas ou por outro quesito que a organização julgue ser relevante, independente do fator hierárquico ou dos ciclos pré-programados de avaliação de performance. Não existe um ‘dono’ do feedback e nem a ‘hora’ do feedback. Podemos melhorar a todo momento.
Essa prática, por sua vez, beneficia mutuamente a empresa e o colaborador, pois contribui para a construção de um ambiente de trabalho cada vez mais agradável, inspirador e produtivo.
Por que o feedback é tão importante?
Como você viu até aqui, o feedback positivo é uma prática fundamental para que o colaborador saiba como está seu trabalho em relação ao que é esperado pela companhia.
Para que a importância da cultura de feedback fique ainda mais clara, preparamos uma lista com as principais vantagens que ela é capaz de proporcionar:
1. Para as empresas
- Reduz ruídos na comunicação e possíveis desentendimentos;
- Previne crises, o que também economiza tempo e dinheiro;
- Melhora o desempenho e satisfação dos colaboradores;
- Auxilia no desenvolvimento das equipes;
- Ajuda a construir um ambiente de trabalho mais colaborativo e feliz.
2. Para os colaboradores
- Segurança para compartilhar ideias e queixas sobre o ambiente de trabalho;
- Clareza sobre o que a empresa espera de você;
- Possibilidade de conhecer quais são seus pontos positivos e de melhoria;
- Visão clara sobre as hard e soft skills que precisam ser desenvolvidas;
- Desenvolvimento e crescimento profissional contínuos;
- Aumento dos sentimentos de motivação e reconhecimento no trabalho.
Como se desenvolver a partir de bons feedbacks?
Agora que você já está por dentro de todos os benefícios que o feedback pode proporcionar, precisamos fazer um alerta: para conseguir usufruir dessas vantagens, é fundamental saber o que fazer ao receber um retorno de outro colaborador.
Sabendo disso, separamos 3 dicas para ajudar você a aproveitar a cultura de feedback ao máximo. Acompanhe:
1. Não tenha medo
Muitos colaboradores ainda ficam apreensivos no momento do feedback. Mas, se você souber encará-lo de forma positiva, perceberá que não há motivos para receio.
Respire fundo e enxergue esse momento como uma oportunidade: até mesmo um feedback de melhora pode impulsionar o seu crescimento, pois trará uma visão clara de quais pontos você pode aprimorar.
2. Não leve para o lado pessoal
Feedback não é sinônimo de críticas a você ou a sua personalidade. Trata-se, na verdade, de uma forma de chamar a atenção dos profissionais para os aspectos que podem ser ajustados, a fim de melhorar os resultados deles e da empresa.
Portanto, na hora de conversar com outros colaboradores, é importante estar aberto a ouvir o que eles têm a dizer. Ser reativo ou adotar uma postura de confronto só irá atrapalhar esse momento tão importante.
O mesmo é válido quando for sua vez de dar um feedback à outra pessoa. Use de leveza e assertividade e nunca leve para o lado pessoal.
3. Avalie o que foi dito e aja!
Após a conversa, tire um tempo para refletir sobre os pontos que foram levantados.
A partir disso, ficará mais fácil identificar quais são as competências e habilidades que você precisa desenvolver para sanar os gaps apontados.
Com base nisso, sua missão final será elaborar um plano de ação objetivo, com prazos e metas a serem atingidas.
Esperamos que este conteúdo sobre cultura de feedback contribua para o seu crescimento profissional. Para continuar aprimorando os seus conhecimentos nesta frente, acompanhe nosso Instagram de Carreiras.
Não deixe de conferir todas as oportunidades de trabalho.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com mais pessoas.
Até a próxima. 💜