A gestão ágil é um conjunto de práticas para o gerenciamento de projetos com o objetivo de ter um ganho de performance na execução. Esse conceito de gestão é baseado em metodologias ágeis, abordagens utilizadas para identificar e solucionar problemas que emperram a fluidez de algum processo.
Dessa forma, podemos analisar como os métodos ágeis podem influenciar na antecipação de problemas, evitando um desgaste operacional que traga prejuízos para a empresa. Para esse exemplo, vamos apresentar as abordagens utilizadas na gestão ágil do RH da Vivo, onde essas práticas foram utilizadas para agilizar processos e conectar pessoas.
Continue a leitura para saber mais!
Os processos existem com o intuito de facilitar o fluxo de trabalho ou acabam tornando o dia a dia mais burocrático?
A definição de processos para organizar o fluxo de trabalho vem sendo uma prática comum nas empresas. Entre os diversos benefícios que isso pode trazer, podemos citar a divisão das etapas que um produto/serviço percorre até chegar ao cliente.
Nesse contexto, é preciso observar se a quantidade de processos é suficiente para garantir o padrão de qualidade ou até mesmo se existe uma sobrecarga de processos que acabam burocratizando a operação.
Os métodos ágeis têm sido utilizados para identificar e prever problemas?
A partir do problema levantado no tópico anterior, é importante analisar dois pontos: a implementação incorreta das metodologias ágeis e a necessidade da implementação das metodologias ágeis.
No primeiro ponto, é preciso identificar se o modelo de gestão utiliza algum método ágil. Caso isso se confirme, então temos uma aplicação incorreta das práticas ágeis, pois a gestão ágil deve garantir eficiência, melhorias e performance no fluxo de trabalho.
Caso não exista um método ágil em ação, sugere-se implementar alguma metodologia com o objetivo de resolver os problemas da operação.
Na Vivo, inicialmente, implementamos a gestão ágil onde identificamos que erros existem e que podemos aprender com eles. Essa fase de experimentação foi importante para ajustar o método ágil ideal para a resolução dos nossos problemas em escala.
Após a fase inicial, analisamos que tínhamos maturidade o bastante para expandir a implementação da gestão ágil para outras áreas além do RH, sempre ajustando e adaptando as métricas de progresso que fizessem sentido para o sucesso da operação.
Como os métodos ágeis podem ser aplicados para melhorar a colaboração do time?
Outra importante questão sobre os métodos ágeis é em relação às pessoas envolvidas nesse processo. Na Vivo, toda a equipe participou do treinamento para implementação da gestão ágil, pois identificamos que o trabalho em equipe é fundamental no sucesso dos projetos.
Porém, dividimos o treinamento da seguinte forma e, para nós, serviu de grande aprendizado. Na fase inicial, treinamos 8 pessoas para começar a implantação da agilidade no RH. Logo depois, começamos a treinar, principalmente, os colaboradores que exerciam algum tipo de liderança dentro dos times que estavam utilizando a gestão ágil. Por fim, desenvolvemos um conteúdo básico para o conhecimento de todos.
A estratégia foi colocar, primeiramente, as pessoas na operação e, depois de um ou dois meses, treiná-las para que fossem para o treinamento com dúvidas relacionadas ao seu dia a dia de trabalho. Com esse modelo de gestão, começamos a colher resultados positivos com menos de 3 meses de implementação dos métodos ágeis, superando nossas expectativas.
Como os métodos ágeis podem ser aplicados para reduzir o número de erros e atrasos?
O método ágil é um modelo de trabalho pautado em análises e experimentações. Por conta disso, entendemos que o mais importante é garantir pequenos avanços na melhoria dos processos e, a partir disso, ajustar o que for necessário até que se chegue a um modelo ideal.
Na gestão ágil, o conceito de perfeição pode levar tempo, e tempo é um recurso valioso. Assim, não esperamos que os erros se tornem “bolas de neve” para, então, agir. Devemos ter uma mentalidade proativa em relação aos problemas e tentar, ao máximo, antecipar uma falha de processo.
Na Vivo, temos muito a comemorar com a implementação da gestão ágil. Essa interação, principalmente, gerou aprendizados para a liderança no sentido de torná-la ainda mais servidora, aberta e empática. Já os colaboradores, puderam experimentar diferentes formas de lidar com as demandas de trabalho, dando o pontapé inicial para a consolidação da nossa Cultura Digital Colaborativa.
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