A gestão de negócios digitais contempla todo serviço/produto que pode ser gerenciado por meio de um software. Aqui, não estamos falando apenas de e-commerces, blogs e redes sociais, mas também de ERP, CRM, SCM, entre outras possibilidades de utilizar uma tecnologia nos processos de gestão.
No decorrer do texto, vamos explicar sobre as funcionalidades de cada um desses softwares. O importante, neste momento, é entender que digital é o inverso de analógico e poucas empresas atuais se mantêm neste modelo de trabalho.
As anotações em cadernos e as vendas de porta em porta foram perdendo espaço com a transformação digital. Nos dias de hoje, o armazenamento em nuvem e os próprios e-commerces conseguem atender as demandas analógicas do passado.
Diante desse cenário, a gestão de negócios digitais abriu novas oportunidades de mercado, criou novas profissões e ampliou a possibilidade de expansão de uma empresa.
Neste artigo, vamos explicar o conceito de gestão de negócios digitais, além de orientar você sobre habilidades e ferramentas necessárias para se destacar nessa área.
O que é gestão de negócios digitais?
Gestão de negócios digitais é o conjunto de estratégias, práticas e processos utilizados para administrar um negócio que opera principalmente ou exclusivamente no ambiente digital. Isso inclui todas as atividades relacionadas à presença online da empresa, desde a criação do site e das plataformas de e-commerce até a implementação de estratégias de marketing digital, atendimento ao cliente, análise de dados, entre outros.
O que faz um profissional de gestão de negócios digitais?
O gestor de negócios digitais é um profissional responsável por planejar, desenvolver, supervisionar e analisar estratégias de atuação de uma empresa no ambiente digital.
Para isso, é necessário um conhecimento abrangente sobre o mercado em que atua, incluindo conceitos de marketing, comunicação empresarial, business intelligence, análise de dados, experiência do consumidor, inovação em negócios e cultura organizacional.
Conheça mais sobre cada um deles!
Marketing
Elaborar o planejamento estratégico de marketing, gerenciando as ações de posicionamento online da marca, o que inclui mídia paga, marketing de conteúdo, mídias sociais, marketing de influência, entre outras abordagens.
Comunicação empresarial
Transmitir valores e propósitos a partir de uma comunicação capaz de construir uma reputação forte da empresa com o mercado. O papel do gestor de negócios digitais nesse contexto é garantir um bom relacionamento com clientes e fornecedores.
Business intelligence
Antecipar as movimentações do mercado com rapidez a partir de análises preditivas baseada em dados. O gestor de negócios digitais estuda oportunidades para tomar decisões que impulsionam o negócio.
Análise de dados
Coletar, analisar e interpretar dados para avaliar o desempenho das estratégias digitais e tomar decisões importantes. Isso pode envolver o uso de ferramentas analíticas, monitorando métricas que fazem sentido para a gestão digital do negócio.
Experiência do consumidor
Identificar o comportamento do consumidor e desenvolver ações para aumentar o engajamento do público-alvo com a marca.
Inovação em negócios
Acompanhar as tendências tecnológicas e identificar oportunidades para implementar novas ferramentas e metodologias que possam melhorar a experiência do cliente, otimizar processos internos e impulsionar os resultados.
Cultura organizacional
Estabelecer uma relação de respeito e empatia com as pessoas que compõem a sua equipe, sabendo liderar, motivar e supervisionar as ações de trabalho para que todos vivenciem essa experiência com muito aprendizado.
Quais as principais categorias de softwares de gestão de negócios digitais?
Os softwares de gestão de negócios digitais são ferramentas usadas para acessibilizar, facilitar e otimizar as demandas do dia a dia. Eles contemplam diversas áreas dentro da empresa e podemos classificá-los em categorias. Confira as principais:
- E-commerce;
- SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente);
- BI (business inteligence ou Inteligência de Negócios);
- SCM (Supply Chain Managment ou Gestão da Cadeia de Suprimentos);
- ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial);
- CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente).
E-commerces
Plataformas de comércio eletrônico que permitem criar lojas online, gerenciar produtos, processar pagamentos, analisar volume de vendas, entre outras funcionalidades.
SAC
Recurso utilizado para estabelecer uma comunicação com o cliente. O SAC pode ser usado para tirar dúvidas, atender reclamações, resolver assuntos burocráticos e receber sugestões. O SAC é uma importante ferramenta de relacionamento para que o cliente saiba que pode entrar em contato com a empresa caso surja alguma necessidade.
BI
Ferramentas capazes de coletar, processar e armazenar dados a partir das métricas selecionadas. Os softwares de BI são poderosas ferramentas de análise, gerando relatórios e insights que contribuem para tomadas de decisão assertivas.
SCM
Softwares projetados para otimizar e controlar todas as etapas envolvidas no fluxo de produtos, informações e finanças ao longo da cadeia de suprimentos de uma empresa. A partir disso, é possível realizar a demanda de produção, o controle de estoque, a gestão de risco e a logística e o transporte das operações.
ERP
Sistemas utilizados para gerir as atividades diárias de uma empresa. O Sistema Integrado de Gestão Empresarial é um recurso interno capaz de centralizar a gestão financeira, de recursos humanos, de estoque, de vendas, de projetos, de serviços e suporte, de qualidade e de compliance.
CRM
Software de gerenciamento de informações de vendas dos leads de uma empresa. O CRM pode ser usado no pré e no pós-venda. Essa ferramenta possibilita automatizar processos com o objetivo de atrair, converter e reter clientes para o negócio. Dentre as principais funcionalidades, podemos citar: gestão de contatos, automação de venda, atendimento ao cliente, automação de marketing, integração com canais de comunicação e gestão de contratos.
Como a Vivo promove a gestão de negócios digitais?
Na Vivo, valorizamos muito os processos de evolução digital. A partir da nossa maturidade tecnológica conquistada nos últimos anos, utilizamos essa expertise para aperfeiçoar processos e potencializar nossos resultados.
Promover um ambiente moderno e disruptivo favorece a conexão da nossa equipe e possibilita que nossos colaboradores tenham todo o suporte necessário para o seu desenvolvimento profissional. Essas e outras características fazem da Vivo líder em transformação e referência no mercado de tecnologia.
Se você já tem experiência e prática com esse conhecimento, aproveite para se atualizar com as principais tendências do mercado.Quer fazer parte da nossa equipe? Inscreva-se em nossa newsletter e receba nossas oportunidades de emprego diretamente no seu e-mail.
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