Regar as plantas, passar um café, fazer um carinho no pet… A rotina no home office mudou a forma como interagimos com o trabalho. Seja do Brasil ou de qualquer lugar do mundo, a tela do computador virou uma ferramenta de conexão para quem trabalha longe dos escritórios.
Segundo uma pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas), 33% das empresas mantiveram o trabalho remoto mesmo após o fim da pandemia de coronavírus. Isso aconteceu, principalmente, em demandas administrativas, aquelas que podem ser feitas a partir de um computador. Por isso, é importante destacar que outros modelos de trabalho, como o presencial e o híbrido, se adequaram à nova realidade, mas mantiveram a necessidade de ir até o local de trabalho.
A partir disso, muitas atividades da rotina mudaram para quem migrou para o home office, como não precisar ir ao escritório ou a ausência de separação entre vida pessoal e profissional.
Assim, para que exista uma harmonia no modelo de trabalho home office, precisamos organizar uma rotina adequada às necessidades individuais. Continue a leitura e confira as dicas que preparamos para você!
Criando uma rotina para o trabalho home office
Aderido pela maioria das empresas em 2020, por conta da pandemia, o home office teve muitas críticas no começo, principalmente relacionadas às jornadas de trabalho exaustivas e falta de estrutura física.
A partir dessa nova estrutura de trabalho, o home office teve que ser adaptado para que entendêssemos a forma mais positiva de trabalhar nesse cenário.
1. Estabeleça um horário regular
A maioria das empresas determinam um horário de trabalho e é importante que o colaborador respeite esse limite. Além de não prejudicar sua saúde física e mental, cumprir os horários faz parte dos processos da empresa.
Além disso, evite distrações durante a jornada de trabalho para que você possa focar nas suas demandas e evitar ter que trabalhar até mais tarde.
Se você tem o hábito de fazer pausas, programe-as de acordo com suas tarefas. Tomar um café e alongar o corpo fazem parte da rotina de trabalho.
2. Tenha um espaço físico de trabalho adequado
A estrutura de escritório é a ideal para o home office. Se possível, separe um cômodo da casa exclusivo para o trabalho. Isso ajuda a delimitar fisicamente o trabalho da vida pessoal. Além disso, é importante ter móveis adequados, como mesa e cadeira ergonômica. Uma boa estrutura física pode poupar você de problemas de coluna no futuro.
3. Planeje as tarefas do seu dia
Algumas pessoas preferem escrever listas das demandas do dia, enquanto outras colam post-it na tela do computador. Encontre a forma mais acessível de visualizar suas responsabilidades. Assim, você consegue estimar tempo e definir prioridades.
Outra dica importante: concentre-se em uma tarefa de cada vez para melhorar a qualidade e a eficiência do seu trabalho.
4. Faça exercícios de concentração
As técnicas de mindfulness podem ajudar no processo de concentração. Essa prática consiste em técnicas de meditação para atingir a atenção plena. Em geral, são exercícios rápidos.
- Três minutos: de olhos fechados, sinta o seu corpo, se concentrando para visualizá-lo mentalmente. Em seguida, respire lentamente, preste atenção no movimento do diafragma ao inspirar e expirar. Por fim, retorne a atenção ao seu corpo, fazendo movimentos leves e voltando a percepção sobre o seu entorno.
- Respiração: feche os olhos e concentre-se no seu corpo, como se ele fosse uma âncora. Deixe os pensamentos fluírem naturalmente. Ao perceber uma distração externa, retorne a atenção para o seu corpo.
Você pode começar a praticá-las hoje mesmo com o ATMA, o aplicativo de autocuidado da Vivo. O ATMA possui mais de mil conteúdos para você meditar, aprender mais sobre si mesmo, criar a sua própria rotina e cuidar do seu bem-estar mental.
Baixe o aplicativo no seu celular
5. Mantenha uma comunicação eficiente
O trabalho remoto nos afasta dos colegas de trabalho e isso pode ser um problema caso a comunicação seja falha. Com a rotina home office e pessoas podendo trabalhar em diferentes fuso horários, é possível que as mensagens não sejam respondidas de maneira imediata. Para resolver isso, podemos utilizar as práticas de comunicação assíncrona.
Comunicação assíncrona é uma forma de organizar e priorizar o seu tempo para responder às demandas de trabalho. Confira algumas dicas:
É válido ressaltar que os intervalos de respostas podem ser longos. Assim, detalhe o máximo de informações possível, facilitando o entendimento da mensagem pela outra pessoa.
6. Use a tecnologia a seu favor
Home office é pautado pela tecnologia. Assim, utilize aplicativos de gerenciamento de tarefas, armazenamento de arquivos, comunicação, entre outras necessidades para manter uma rotina organizada.
7. Pratique o autocuidado
Os cuidados com a saúde mental devem ter uma atenção especial para quem trabalha home office. Falamos bastante sobre equilibrar a rotina, mas muitas pessoas perdem a noção desse limite entre casa e trabalho. Por isso, da mesma forma que você se programa para realizar as demandas de trabalho, aproveite seu tempo livre com uma frequência de atividades para o corpo e a mente.
Dentre as atividades para a mente que ajudam no autocuidado, podemos citar:
- ler livros;
- escrever;
- meditar;
- conversar com pessoas queridas.
Além disso, reserve um tempo para praticar atividades físicas. Você pode:
- correr;
- dançar;
- alongar;
- caminhar;
- fazer yoga;
- andar de bicicleta.
Sempre no seu ritmo, acostume-se a uma rotina mais tranquila e saudável.
Como o home office foi adotado na Vivo
Há alguns anos, a Vivo tem vagas nos modelos remoto, híbrido e presencial, pois entendemos que diferentes tipos de trabalho atendem às demandas específicas de cada função.
Assim, os colaboradores da Vivo tem uma jornada flexível, podendo iniciar sua rotina de trabalho entre 7h e 11h da manhã. Além disso, alguns cargos têm direito ao auxílio home office, remuneração destinada aos gastos de energia, água e Internet do colaborador.
Por fim, possuímos uma ferramenta oficial de comunicação, para que nossos colaboradores possam gerenciar e-mail corporativo e comunicações mais rápidas com os colegas.
Conheça dicas sobre o mercado de trabalho
No Blog de Carreiras da Vivo, você fica por dentro de tudo sobre carreiras e empregabilidade, investindo no seu desenvolvimento profissional e se preparando para as melhores oportunidades de emprego.
E se você quer construir sua história da Vivo, conheça as vagas em aberto no nosso portal de vagas.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com mais pessoas.
Até a próxima. 💜