A liderança positiva pode ser considerada uma inovação? Sim! Está cada dia mais evidente que as gestões tradicionais, com chefes no lugar de líderes, não são uma alternativa razoável para desenvolver talentos e atingir resultados sustentáveis. Por isso, uma boa liderança pode ajudar a evitar desafios como a síndrome de Burnout, depressão e outros problemas oriundos de rotinas tóxicas.
Segundo estudo desenvolvido pelo Instituto Ipsos, a pandemia e as mudanças relacionadas profissionais afetaram a saúde: o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking de trinta países com maior impacto negativo no bem-estar emocional e mental. Então, a pergunta é: como proporcionar ambientes mais saudáveis para que os times se desenvolvam com qualidade de vida?
Vamos falar sobre isso no texto a seguir. Boa leitura!
Para começar, o que é liderança positiva?
Trata-se de uma série de estratégias que podem ser adotadas por líderes para desenvolver os pontos fortes da equipe. Assim, torna-se possível aumentar o desempenho das pessoas colaboradoras e melhorar os resultados da companhia a curto, médio e longo prazo.
Se você já ouviu falar em Psicologia Positiva, saiba que a novidade de gestão em pauta tem origem nesses conceitos. Em outras palavras, o diferencial é entender quais são os pontos fortes de cada um para desenvolvê-los. Manter o foco nas qualidades de uma pessoa não significa que os pontos negativos serão ignorados. O caminho, porém, é manter o colaborador motivado.
Para entender na prática essa nova forma de gerir equipes, confira alguns insights sobre o que é liderança positiva:
#1 – Valorizar a saúde física e mental da equipe
A primeira dica é uma das mais importantes da lista, isso porque quando um líder enxerga quais são as principais competências de um colaborador, também pode compreender a importância de uma gestão humanizada para o engajamento do time e os resultados da empresa.
Desta forma, é possível olhar para o liderado como um ser humano que possui particularidades e “personalizar” a forma de fazer a gestão de cada talento. Algumas subjetividades que destacamos são:
- Permitir a negociação acerca de modelos híbridos, a fim de propiciar mais tempo disponível à família;
- Horários flexíveis na rotina de trabalho para conseguir, por exemplo, levar o cachorrinho para passear durante o dia;
- Tirar uma tarde no mês para acompanhar o filho pequeno em algum evento escolar ou médico.
Outros pontos de atenção são: não estimular cargas excessivas no trabalho e controlar a pressão sobre os colaboradores. São formas de manter o time saudável, tanto na mente como no físico.
#2 – Enxergar os feedbacks como oportunidades de desenvolvimento
Muito provavelmente você já ouviu sobre a importância do feedback como uma ferramenta indispensável para empresas que desejam construir uma cultura organizacional forte. Com a liderança positiva, essa comunicação continua sendo utilizada de forma estratégica pelos gestores.
O destaque aqui é a utilização dessa prática de forma positiva, motivando e impulsionando o time a se desenvolver no lugar de trabalhar excessivamente críticas negativas, ou sem o devido embasamento. Talvez você esteja pensando se não cabem feedbacks negativos aqui. A resposta é sim.
O diferencial é utilizá-los de forma objetiva e sem julgamentos, para que o talento consiga identificar, junto ao líder, quais são os pontos de melhoria e como trabalhar para o seu desenvolvimento. Quando necessário, que sejam projetados planos de ação para os colaboradores.
É neste contexto que a autora Kim Scott criou o conceito de Empatia Assertiva. Simples e poderoso, o termo fala de duas habilidades importantes na maneira de liderar:importar-se pessoalmente e desafiar diretamente seus liderados.
O líder que possui essa habilidade é aquele que consegue atuar nessa intersecção, criando vínculos pessoais e emocionais que aumentarão a confiança na relação. Fica, desta maneira, mais fácil trazer os feedbacks, sem o erro da dureza excessiva, mas ponderando a necessidade de um confronto saudável, sem o medo da mágoa.
#3 – Como os relacionamentos positivos podem influenciar no ambiente de trabalho
Imagine o seguinte cenário: é domingo à noite e você já começa a sentir tristeza ou até mesmo ansiedade por lembrar que no dia seguinte estará em um ambiente de trabalho desrespeitoso e sem empatia. Ninguém compreende que um problema de saúde na família ou com o seu pet pode afetar o seu rendimento naquele dia, o que pode gerar críticas.
Para evitar esse acontecimento, o senso de pertencimento pode ser a chave para manter a motivação em alta. Quando se sentem respeitados e cuidados, há um impacto positivo na performance desses trabalhadores. Em muitos casos, o bem-estar no trabalho, causado pela cultura empresarial, pode até mesmo superar, como prioridade, o salário e os benefícios oferecidos.
Por isso, utilizar a liderança positiva no ambiente de trabalho significa investir na união do time, em trocas de aprendizado constantes e nas habilidades de inteligência emocional. Um ambiente otimista e acolhedor pode trazer ainda mais qualidade de vida para a equipe, estimular o engajamento com a empresa e até mesmo influenciar nos resultados obtidos.
#4 – Saiba levar propósito para o ambiente de trabalho
Você já assistiu à conhecida palestra do especialista em liderança Simon Sinek “How great leaders inspire action”? O profissional fala sobre o conceito de Golden Circle (círculo dourado), que aborda a importância em ter um propósito, porque é isso o que inspira a ação no fim das contas.
Levando essa mesma visão para o desenvolvimento profissional, esse pode ser o grande fator motivacional para que o time comece a, acima ainda de performar melhor, pois o resultado não é tudo, enxergar propósito naquilo que faz. Nesse momento, cabe ao líder trabalhar para que os integrantes enxerguem essa conexão entre suas atividades e os benefícios que irão surgir para a comunidade, a própria equipe e a empresa.
Então, a dica é gerar uma reflexão entre os colaboradores com base nas seguintes questões:
- ”Qual é a conexão entre minha atividade e os resultados da empresa? E o público final?”;
- ”Eu sei responder por que eu faço o que eu faço?”.
#5 – Buscar autonomia para a equipe também é a chave para o desenvolvimento
Uma liderança positiva também entende que é preciso permitir que o time se autodesenvolva. Isto é, deixar que erros aconteçam para que o colaborador tenha a chance de ser um profissional melhor a partir dos aprendizados adquiridos.
Para o líder, é importante entender que acompanhar de perto o desenvolvimento do time e indicar o que deve ser executado em todas as tarefas são ações diferentes. A equipe precisa ter autonomia para ter ideias, executar e, como falamos acima, errar.
Por isso, faça uma gestão positiva, cuide individualmente dos colaboradores e dê feedbacks, mas forneça autonomia a todos.
Quais são os próximos passos para a gestão positiva?
Se você chegou até aqui e entendeu o que é liderança positiva, pode estar se perguntando “e agora?”. Saiba que existem alguns caminhos que podem ajudar, como valorizar o trabalho realizado pelos liderados, adotar uma postura empática e cuidar para que o ambiente seja psicologicamente seguro.
Assim, o que você pode esperar do seu time ao implementar uma gestão positiva?
- Melhora da performance;
- Diminuição do turnover;
- Prevenção do burnout;
- Talentos motivados para buscar o desenvolvimento profissional.
Agora é com você! Deseja dar o próximo passo para aproximar pessoas, negócios e toda a sociedade?
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Até a próxima. 💜