No Brasil, a representatividade das pessoas com deficiência no mercado de trabalho é uma questão importante. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), essa parcela da população totalizava cerca de 17,3 milhões de brasileiros, correspondendo a 8,4% da população. Embora a estatística seja expressiva, apenas 28,3% das pessoas com deficiência (PcD) em idade laboral (14 anos ou mais) estão empregadas.
Esses números revelam a urgência de ações de inclusão no mercado de trabalho, em que as potencialidades das pessoas com deficiência possam ser consideradas. A busca por um panorama mais inclusivo e igualitário deve ser prioridade, onde a diversidade de talentos é valorizada e promovida em prol de um mercado de trabalho mais aberto.
Como incluir mais PcD no mercado de trabalho?
Criar um programa de inclusão para pessoas com deficiência requer planejamento e comprometimento. É um processo de aprendizado contínuo, mas que enriquece a cultura de uma empresa, estimula a criatividade e fortalece a diversidade.
Além disso, é necessário ter um alinhamento cultural sobre a criação de um ambiente verdadeiramente inclusivo. Não se trata apenas de aumentar a presença de PcD na equipe, mas também garantir que a organização esteja preparada para recebê-los. É preciso criar um espaço onde suas habilidades sejam valorizadas e respeitadas, e onde possam traçar uma trajetória de carreira significativa e promissora.
Isso requer um compromisso contínuo de educar, sensibilizar e fornecer as acessibilidades necessárias para promover uma cultura em que cada indivíduo possa contribuir plenamente e prosperar, independentemente de suas capacidades.
1. Definição do propósito
Desenvolva o objetivo do programa de inclusão, com políticas, processos, treinamentos da equipe de recrutamento e número de vagas.
2. Recrutamento inclusivo (afirmativo)
Adote práticas de recrutamento que atraiam candidatos com deficiência, como divulgação em plataformas especializadas e parcerias com organizações que apoiam pessoas com deficiência.
3. Conscientização e treinamento
Ofereça treinamentos de conscientização para todos os funcionários, para promover a compreensão e a empatia em relação às questões das pessoas com deficiência.
4. Acessibilidade
Garantir que o ambiente físico e tecnológico seja acessível para pessoas com deficiência. Isso inclui adaptações estruturais, tecnológicas e comunicação acessível.
5. Desenvolvimento profissional
Ofereça programas de desenvolvimento profissional adaptados às necessidades individuais, incluindo treinamentos, mentorias e oportunidades de avanço na carreira.
6. Rede de apoio
Crie grupos de afinidade ou redes de apoio para colaboradores com deficiência, em que eles possam compartilhar experiências, trocar conhecimentos e oferecer suporte uns aos outros.
7. Avaliação e melhoria contínua
Regularmente avalie o progresso do programa de inclusão, colete feedback dos colaboradores e faça ajustes necessários para garantir que as ações promovam o empoderamento das pessoas com deficiência.
8. Comunicação e divulgação
Divulgue o programa de inclusão e seus resultados tanto internamente quanto externamente, para demonstrar o compromisso da empresa com a diversidade e inclusão.
Como a Vivo trabalha a inclusão de profissionais com deficiência?
Promover a inclusão de pessoas com deficiência é parte do nosso propósito de Digitalizar para Aproximar e queremos que elas sintam-se em um ambiente acolhedor e inspirador.
Acreditamos que nossas diferenças representam o melhor da nossa personalidade e devem ser respeitadas e valorizadas.
Atualmente, temos um processo de acompanhamento e desenvolvimento dos colaboradores com deficiência na empresa:
- adequação gradual dos espaços para torná-los acessíveis;
- software de leitura e equipamento de apoio;
- intérprete de Libras;
- treinamentos e sensibilizações sobre inclusão para todos os colaboradores;
- treinamentos acessíveis – certificação Yellow Belt;
- emprego apoiado para profissionais com deficiência intelectual, autismo e Síndrome de Down.
Queremos ir além, possibilitando que mais pessoas com deficiência possam fazer parte da história da Vivo e sejam protagonistas de suas próprias histórias. Seguimos criando oportunidades em nosso portal de vagas exclusivo para a diversidade. Você pode receber essas vagas diretamente em seu e-mail, além de conteúdos sobre capacitação profissional e atualidades sobre o mercado de trabalho.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com mais pessoas.
Até a próxima. 💜