As mulheres têm uma história muito mais significativa na tecnologia do que muitas pessoas imaginam. Por diversas vezes, as mulheres em TI (Tecnologia da Informação) mostraram seu protagonismo na área da computação, com grandes contribuições para o seu desenvolvimento através de pioneirismo e inovação.
Nas últimas décadas, observamos a área da tecnologia crescer e se desenvolver. Algo que se destaca neste cenário é a presença majoritária dos homens em cargos de TI, sendo apenas 12,3% dos cargos ocupados por mulheres (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, 2022). Podemos listar alguns motivos que explicam essa baixa representatividade, principalmente ligados à questões socioculturais, mas com certeza a importância histórica não é um deles, como veremos a seguir.
Na década de 40, nos Estados Unidos, as mulheres ocupavam em torno de 50% dos cargos em TI, tendo inclusive uma participação fundamental na área de programação de sistemas. Kathleen Antonelli, Jean Bartik, Frances “Betty” Holberton, Marlyn Meltzer, Frances Spence e Ruth Teitelbaum foram as responsáveis pelo desenvolvimento do código do primeiro computador digital e programável da história, o ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer), em 1945.
Também na área da programação, Grace Hopper teve grande participação no desenvolvimento da COBOL (Common Business Oriented Language), uma linguagem de programação criada na década de 50 e usada até os dias de hoje em processamento de bancos de dados comerciais.
Essas e muitas outras mulheres sempre tiveram um protagonismo na tecnologia, contribuindo diretamente para que a transformação digital fosse possível. O que nos traz de volta ao presente, em que percebemos um forte movimento ao incentivo do retorno de mais mulheres em TI.
Romper com os padrões do próprio presente para construir um futuro mais Tech! Essa é a cultura que promovemos aqui na Vivo, por meio de ações para cada vez mais aumentarmos a representatividade feminina em nossa área de TI, onde elas podem conquistar seu próprio espaço e serem protagonistas de suas carreiras.
Conheça uma das #MulheresTech da Vivo!
Mulheres em TI na Vivo: conheça uma história inspiradora

Beatriz é bacharela em Sistemas de Informação e destaca a importância da representatividade feminina na tecnologia em seu cotidiano: “Sempre tento criar meios que me façam chegar nas mulheres em tecnologia. Momentos de diálogo em um espaço seguro são fundamentais para a nossa evolução, pois ali compartilhamos nossas experiências, anseios e nos fortalecemos juntas”, afirma a líder.
A trajetória de Beatriz na carreira de TI é marcada pela superação de desafios. Sendo frequentemente a única mulher em ambientes profissionais em tecnologia, ela ressalta a importância de conquistar seu espaço de forma autêntica.
Inspirada por profissionais, como a diretora Patricia Orn, e com suporte de seu gerente sênior Stivie Florio, Beatriz transmite conhecimento e oferece apoio às mulheres em TI, incentivando-as a serem protagonistas de suas carreiras e a não aceitarem situações que comprometam seu crescimento.
Entre suas conquistas notáveis, Beatriz co-fundou a comunidade SysAdminas, proporcionando uma rede inclusiva e suporte para mulheres na tecnologia. Sua mensagem para as meninas e mulheres é clara: “Abracem a TI, contribuam para um mundo tecnológico diversificado e tornem-se parte ativa dessa transformação”. Beatriz Oliveira é uma mulher inspiradora e empoderada na comunidade de tecnologia, deixando uma trajetória de inclusão e progresso marcada na Vivo.
Com essa história, queremos mostrar que lugar de mulher é onde ela quiser e, aqui na Vivo, você sempre terá a oportunidade de ser protagonista da sua carreira.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com mais pessoas.
Até a próxima. 💜