Você já deve conhecer o termo networking e a importância dele para a sua carreira, não é mesmo? Mas, hoje, queremos apresentar uma variação desse conceito que aos poucos tem ganhado espaço dentro das organizações: o networking interno.
Sim, enganam-se aqueles que pensam que a construção de uma rede de contatos deve ser feita apenas fora da empresa…
A verdade é que, quando colocado em prática dentro do próprio local de trabalho, o networking é capaz de trazer benefícios tanto para a organização quanto para o colaborador.
Ficou curioso(a) para saber mais? Então continue aqui com a gente. Ao longo deste artigo, vamos explicar o que é networking interno e o que pode ser feito para colocá-lo em prática!
Entendendo o que é networking: significado e importância
Não dá para explicar sobre networking interno sem antes contextualizar a variação mais comum deste conceito, então vamos começar por aí.
A palavra “networking”, que em português pode ser traduzida simplesmente como “rede”, surgiu dentro do mundo dos negócios para se referir à criação de uma rede de contatos que favorecesse a colaboração mútua entre profissionais das mais diversas áreas.
Ao viabilizar a construção de relações de interesse profissional, o networking é capaz de trazer muitas vantagens, que vão desde facilitar parcerias de trabalho e acesso a novas oportunidades de emprego até contribuir com o desenvolvimento de carreira.
Networking interno: entenda a diferença
Construir relações profissionais sólidas para além da empresa na qual você trabalha é, de fato, fundamental. Mas, cada vez mais, organizações e colaboradores têm percebido que o networking interno é tão importante quanto o externo.
Quando falamos sobre networking interno, estamos nos referindo à oportunidade de criar e manter uma boa rede de contatos na própria empresa em que você atua.
E qual a importância disso, afinal?
Bom, além de favorecer a construção de vínculos e a troca de conhecimentos entre profissionais de todos os setores, o networking interno pode contribuir significativamente para aumentar sua satisfação no trabalho.
Afinal de contas, passamos boa parte dos nossos dias trabalhando, não é mesmo? Logo, quando nos damos bem com os nossos colegas, há grandes chances de que a nossa rotina se torne mais leve.
Do ponto de vista da empresa, o networking interno também é uma prática que ajuda a fortalecer a cultura organizacional e contribui para que as transações corporativas (como fusões e reestruturações) aconteçam de forma mais amena.
Como colocar o networking interno em prática
Agora que você já está por dentro das principais vantagens que o networking interno é capaz de proporcionar, chegou a hora de sair apenas do conhecimento teórico e ir para a prática!
Confira abaixo 3 dicas essenciais para quem deseja favorecer a construção de bons relacionamentos dentro do ambiente de trabalho:
1. Saiba aproveitar as oportunidades de interação
Certamente, a construção de uma rede de relacionamentos não acontece de uma hora pra outra. Mas pequenas atitudes do dia a dia podem contribuir para que ela vá se formando aos poucos.
Por isso, nossa dica é: aproveite todas as oportunidades que surgirem para interagir e estreitar laços com os seus colegas de trabalho. Isso inclui desde os momentos mais formais, como o feedback, até encontros mais descontraídos, como happy hours.
Ah, e não se esqueça de incluir também os colegas que não são da sua área de atuação! Que tal convidar um profissional de outro departamento para tomar um cafezinho no meio do expediente e descobrir o que vocês têm em comum?
2. Use a tecnologia como sua aliada neste processo
Hoje em dia é possível se manter conectado às pessoas de muitas formas. Portanto, use isso a seu favor!
Participar ativamente de grupos da empresa no Workplace, Instagram de Carreiras, Linkedin ou outras redes sociais pode ser uma excelente forma de manter o networking interno (especialmente para aqueles que trabalham remotamente).
3. Coloque a ética e o respeito em primeiro lugar
Seja no contato virtual ou presencial, tenha sempre em mente que a ética e o respeito não podem nunca ser deixadas de lado. Afinal, é a partir desses dois pilares que bons relacionamentos são construídos.
Fuja dos boatos e evite comentários que possam gerar desconfortos e/ou desmerecer algum profissional ou área da empresa. Manter uma postura ética e empática é capaz de proporcionar muitos aprendizados!
Faça parte de uma empresa que valoriza a construção de bons relacionamentos no ambiente de trabalho. Vem pra Vivo!
Gostou do conteúdo? Compartilhe com mais pessoas.
Até a próxima. 💜