Networking é a prática de criar e cultivar relacionamentos profissionais para conectar-se com mais pessoas de uma área de interesse. Praticar networking é compartilhar conhecimentos, trocar experiências e fortalecer uma rede de contatos. Ainda podemos dizer que o networking pode proporcionar oportunidades de trabalho e progressão na carreira.
Networking é um tipo de interação social que nos acompanha antes mesmo de iniciarmos nossa trajetória profissional. Assim, perguntamos para você: o que você gostaria de saber sobre networking antes do seu primeiro emprego?
Para nos ajudar a responder essa pergunta, convidamos nossos Vivo Lovers que recém começaram suas trajetórias profissionais aqui na empresa. Por esse mesmo motivo, eles têm a vivência recente de networking para a conquista do primeiro emprego e trazem dicas valiosas para que você possa usá-las.
Marcela Calais, Gerente Sênior de Pessoas, Bernardo Camargo, Assistente Administrativo, Ana Leticia Climent, Analista Jr. de Transformação Digital e IA, e Camila Arruda, Estagiária de Negócios, participaram da nossa live de abril transmitida no LinkedIn e você confere os principais tópicos dessa conversa no texto abaixo.
Qual a importância do networking em um processo seletivo?
Networking pode ser um fator decisivo em um processo seletivo, segundo uma pesquisa feita pela consultoria The Adler Group. Os resultados mostraram que 85% das vagas de emprego podem ser preenchidas por alguma indicação. E não é difícil lembrarmos de alguma pessoa do nosso círculo de contatos que tenha conseguido um emprego dessa forma, não é mesmo?
Porém, muitas vezes o medo nos impede de conversar com pessoas, mas entenda que, para que a primeira interação aconteça, você também precisa estar aberto(a) a fazer networking. Pensando nisso, Camila explica que “a curiosidade move as pessoas. Mesmo sendo um pouco mais introvertido(a) ou tímido(a), quando a gente se abre mais um pouquinho, conseguimos cativar não só oportunidades, mas também as pessoas e, consequentemente, construir relações a partir disso”.
E como Ana Letícia conta, essa troca precisa ser verdadeira e genuína. Ela conta que “é sempre importante você demonstrar interesse na pessoa, ainda mais quando essa pessoa inicia em um novo trabalho, ela quer compartilhar essa experiência. Então, é legal demonstrar esse interesse para se relacionar, perguntando sobre sua área de atuação. Isso é até uma forma de iniciar uma conversa pelo LinkedIn”.
Bernardo complementa dizendo: “Networking é uma troca de valores parecidos com os quais tenho, valores que agregam ao meu propósito e a minha caminhada. Fazer networking só por fazer, não é interessante”.
Essas falas podem ser ainda mais relevantes para você que não conquistou o primeiro emprego pelo fato de poder testar, conhecer e explorar. A Vivo tem um projeto chamado Portas Abertas, em que convida estudantes para uma visita à nossa sede. Essa oportunidade é especialmente importante para que você conheça a cultura da empresa e entenda se estão alinhados aos seus valores.
Camila participou do Vivo Portas Abertas antes de fazer parte do nosso time e conta como foi sua experiência: “participei do Vivo Portas Abertas e me apaixonei pela Vivo, podendo confirmar que era a empresa onde eu queria trabalhar, que estava alinhada àquilo que eu acredito. Isso só foi possível, porque conheci sobre o fit cultural da empresa. Por isso, uma dica que dou é: se vocês puderem, tenham essa experiência”.
Principalmente para quem está iniciando agora sua trajetória profissional, temos que destacar a importância de encontrar mentores. Isso é até natural em um estágio por conta da supervisão que acompanha o(a) estagiário(a) durante seu ciclo na empresa. Por conta disso, Bernardo explica: “eu me sinto muito privilegiado por ter pessoas muito capacitadas ao meu redor, que têm uma carreira já construída, que conseguem me apoiar, porque, com suas experiências, eles conseguem pensar além, principalmente em questões comportamentais, incluindo as diferenças entre as gerações.”
Dicas para praticar networking antes do primeiro emprego
Para além dos ensinamentos trazidos durante a nossa live, podemos listar outras dicas para que você comece a praticar networking antes mesmo de conseguir o primeiro emprego. São elas:
1. Defina seus objetivos
Antes de começar, é importante ter uma orientação sobre o que você planeja com networking. Você busca uma nova oportunidade de emprego? Quer aprender sobre um determinado setor? Ou deseja apenas expandir sua rede de contatos? Saber seus objetivos te ajudará a direcionar seus esforços e identificar as pessoas mais relevantes para conectar-se.
2. Participe de eventos
Eventos da sua área são ótimas oportunidades para conhecer pessoas novas e fazer networking. Procure por conferências, workshops, meetups e grupos relacionados aos seus interesses. Prepare-se para conversar e apresentar seu trabalho objetivamente.
4. Seja você mesmo(a)
Em qualquer interação de networking, seja você mesmo e demonstre interesse genuíno nas pessoas que você conhece. Faça perguntas relevantes, ouça com atenção e compartilhe suas experiências de forma autêntica. Pessoas se conectam com aqueles que são autênticos e interessantes.
5. Ofereça-se para “mentorar” alguém
Networking não se trata apenas de obter algo, mas também de ajudar outras pessoas. Você pode compartilhar seus conhecimentos e, por consequência, se conectar com outras pessoas. No futuro, sua rede de contatos estará ainda maior.
6. Mantenha-se em contato
Networking é um processo contínuo. Após conhecer alguém, mantenha o contato por meio de mensagens, e-mails ou redes sociais. Compartilhe artigos relevantes, parabenize por conquistas e demonstre que você se importa com a pessoa. Relacionamentos nutridos são mais propensos a serem frutíferos no futuro.
7. Seja paciente
Networking leva tempo e esforço. Não se pressione por resultados imediatos. Continue se conectando com pessoas, construindo relacionamentos e cultivando sua rede profissional. Com persistência e dedicação, você colherá os frutos do seu trabalho.
Ah, e sua jornada de desenvolvimento profissional não para por aqui. O Vem pra Vivo tem muitas fontes de conhecimento para que você siga investindo na sua carreira.
Em nosso Blog, você encontra diversos artigos sobre carreira, habilidades e empregabilidade.
Além disso, você pode baixar gratuitamente nosso Guia do Estagiário, um material completo e de leitura indispensável para quem busca iniciar a trajetória profissional e também participar do Programa de Estágio da Vivo.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com mais pessoas.
Até a próxima. 💜