Você já lembrou de alguém ou foi lembrado por uma característica marcante? Aquele colega de trabalho que sempre encontra soluções criativas? Aquele influenciador que te inspira com seus conteúdos? Pois é, esses são exemplos clássicos de personal brand ou, em português, marca pessoal.
Cada um de nós deixa uma impressão, consciente ou inconscientemente, nas pessoas que cruzam o nosso caminho. E essa impressão, essa identidade única, é o que chamamos de personal brand.
No mundo profissional, ter uma marca pessoal forte é fundamental para se destacar, construir relacionamentos duradouros e alcançar o sucesso. Segundo uma pesquisa do LinkedIn, 71% dos profissionais acreditam que uma personal brand forte abre novas portas e oportunidades de carreira. Além disso, 85% dos recrutadores dizem que a reputação online do candidato influencia na contratação.
Hoje, você entenderá mais sobre o que é personal brand e como construir uma identidade profissional autêntica e consistente!
O que é personal brand?
Basicamente, personal brand é como a representação de uma pessoa como marca, ou seja, a imagem que você projeta de si mesmo no mundo profissional. É como você é percebido pelos outros e como você se diferencia da concorrência.
O conceito surgiu no final dos anos 90, com um artigo da revista Fast Company que explorava a ideia de cada indivíduo possuir uma marca pessoal. No entanto, foi com a ascensão das redes sociais e da web 2.0 que o conceito ganhou força e se popularizou.
Plataformas como LinkedIn, Twitter (X) e Instagram democratizaram a construção de marcas pessoais, permitindo que qualquer pessoa, independentemente de sua área de atuação, pudesse compartilhar suas ideias, experiências e conhecimentos com o mundo.
Calma, você não precisa ser um influenciador para ter uma marca pessoal
É importante diferenciar personal brand de influenciador digital. Embora ambos construam uma imagem pública, seus objetivos podem ser distintos.
Um influenciador digital busca alcançar um grande público e, muitas vezes, monetizar sua influência. Já a construção de uma marca pessoal, no contexto profissional, visa criar uma identidade sólida e confiável para se destacar no mercado de trabalho, conquistar oportunidades e construir relacionamentos duradouros.
Nem todos que desejam construir uma marca pessoal aspiram a ser influenciadores digitais. O objetivo pode ser simplesmente ser reconhecido como um profissional competente e confiável em sua área de atuação.
5 passos para construir sua personal brand
Com os insights da Rebeca Maciel, Analista de Employer Branding Sr. na Vivo que possui mais de 8 anos de experiência em Comunicação e Marketing, com foco especializado em marca empregadora, vamos apresentar 5 dicas valiosas para você entender como começar a construir uma marca pessoal do jeito certo!
Autoconhecimento
Comece por dentro! Faça uma análise SWOT para identificar seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. Esta autoanálise é crucial para construir uma marca autêntica e alinhada com seus valores.
Público-alvo
Defina quem você quer alcançar com sua marca pessoal. São empregadores, clientes, colegas de trabalho? Ao conhecer seu público, você poderá adaptar sua mensagem e criar conteúdos relevantes.
Mensagem e visual
Crie uma narrativa que te represente e escolha um visual que transmita sua personalidade. Defina seu tom de voz, suas cores, suas fontes e crie uma identidade visual que te acompanhe em todos os seus canais.
Hora da ação
Comece a produzir conteúdo de qualidade e a se conectar com seu público. Utilize as redes sociais, blog, podcast ou qualquer outra plataforma que faça sentido para você.
Ajustes de rota
A construção da marca pessoal é um processo contínuo. Revise sua estratégia regularmente e faça os ajustes necessários para se manter relevante e atualizado.
Para traçar essa estratégia você pode se apoiar em conteúdos que abordam o que os recrutadores da sua área estão buscando, assim, você alinha os seus objetivos com o que o mercado está buscando.
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Personal brand x personal branding
Muitas pessoas confundem esses dois termos. Personal brand é a marca pessoal em si, ou seja, a imagem que você projeta.
Já personal branding é a gestão dessa marca, o conjunto de ações que você realiza para construir, fortalecer e proteger sua reputação profissional.
Mas e personal branding e marketing pessoal?
São muitos conceitos e estratégias disponíveis e é comum que os termos se pareçam ou causem confusão. Embora sejam conceitos relacionados, personal branding e marketing pessoal possuem nuances diferentes.
O personal branding se concentra na construção da identidade e da reputação, assim como explicado no bloco anterior, enquanto o marketing pessoal se dedica às estratégias e ferramentas para promover essa marca. Ambos são complementares e trabalham em conjunto para alcançar os objetivos profissionais.
5 elementos-chave para uma boa marca pessoal
Paciência: construir uma marca pessoal leva tempo e dedicação.
Autenticidade: seja você mesmo! As pessoas se conectam com o que é autêntico.
Consistência: mantenha uma comunicação clara e consistente em todos os seus canais.
Visibilidade: participe de eventos, compartilhe seus conhecimentos e esteja presente nas redes sociais.
Rede de apoio: conte com a ajuda de amigos, familiares e mentores para te ajudar nessa jornada.
Investir em sua personal brand é investir em seu futuro profissional. Ao construir uma marca pessoal forte, você se torna mais atraente para oportunidades de emprego, aumenta sua credibilidade e se destaca no mercado de trabalho.
Lembre-se: sua marca pessoal é um ativo valioso. Cuide dela com carinho e dedicação!
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Até a próxima. 💜