Nossa percepção sobre o mercado de trabalho no futuro é que as profissões vão estar cada vez mais relacionadas com o mundo digital e com grande participação da robótica. Em parte, algumas pesquisas confirmam as especulações, outras, percebe-se que esta possibilidade se concretizaria.
Para entender isso, é preciso explicar o conceito de tecnologia. Tecnologia é a “ciência cujo objeto é a aplicação do conhecimento técnico e científico para fins industriais e comerciais”, segundo o dicionário Priberam. Tudo o que em algum momentos rompeu com os padrões do passado pode ser considerado uma tecnologia, por exemplo: a invenção do fogo, o surgimento das fábricas, a energia elétrica e os aparelhos eletrônicos.
O futuro das profissões está intrinsecamente ligado à evolução digital. Enquanto alguns empregos podem se tornar obsoletos, outros surgirão, impulsionados pelas demandas de uma sociedade cada vez mais computadorizada. A chave para o sucesso será a capacidade de se adaptar e abraçar as mudanças que a tecnologia está trazendo para o mundo profissional.
Conheça as profissões do futuro
Segundo o Fórum Econômico Mundial, até 2027, 6 em cada 10 profissionais precisam desenvolver novas habilidades para se adaptar às profissões do futuro. Entre elas, o pensamento analítico, a criatividade e o conhecimento em IA e big data são as mais importantes.
Especialistas em dados, engenheiros de inteligência artificial, desenvolvedores de realidade virtual entre outros, estão se tornando peças fundamentais nas empresas. Habilidades como programação, análise de dados, pensamento analítico e adaptabilidade estão se tornando cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho.
Entenda o que o mercado de trabalho espera das profissões do futuro
Especialista em inteligência artificial (IA) e machine learning
Esse profissional é responsável principalmente pelo desenvolvimento de algoritmos, coleta e tratamento de dados e criação de modelos de processamento de linguagem natural.
Especialista em sustentabilidade
É a pessoa que se dedica a promover práticas e políticas que visam o desenvolvimento sustentável em diversos setores. Isso inclui avaliar o impacto ambiental, social e econômico das operações atuais de uma empresa ou organização, criar e implementar estratégias para reduzir o desperdício e conscientizar funcionários, clientes e comunidades sobre questões ambientais.
Analista de business intelligence (BI)
O analista de BI é responsável por coletar, organizar e analisar dados relevantes para uma organização, transformando-os em informações úteis e estratégicas para o negócio.
Analista de segurança da informação
Esse profissional protege os sistemas de informação de uma organização contra ameaças cibernéticas. Para isso, é necessário conhecimentos da área da programação, bem como monitorar práticas cracker para antecipar possíveis ataques.
Engenheiro(a) em FinTech
Com uma formação em engenharia da computação ou áreas relacionadas, essa pessoa atua na criação, desenvolvimento e manutenção de sistemas e tecnologias financeiras inovadoras. Há uma combinação de conhecimentos entre engenharia de software e setor financeiro.
Cientista e analista de dados
Enquanto o analista de BI cuida mais da parte estratégica do negócio, o cientista é responsável pela operação dos dados, trabalhando com uma grande quantidade de informações a fim de coletar, tratar e analisar dados.
Engenheiro(a) robótico
Um(a) engenheiro(a) robótico projeta, desenvolve e opera sistemas robóticos. Aplicando princípios da engenharia mecânica, elétrica e de software, esse profissional cria robôs e sistemas automatizados que possam realizar tarefas específicas. Isso pode incluir desde robôs industriais para linhas de montagem até robôs médicos para cirurgias ou até mesmo veículos autônomos.
Especialista em big data
Também na área de dados, esse profissional é responsável por lidar com grandes conjuntos de dados para identificar padrões, tendências e insights significativos. Para isso, é necessário habilidades em programação, estatística, machine learning, além de saber operar ferramentas, como Hadoop e Spark.
Operador de equipamento agrícola
Por uma necessidade cada vez maior de produção de alimentos, o operador de equipamento agrícola surge como uma profissão do futuro no relatório do Fórum Mundial Econômico. Essa pessoa opera máquinas e equipamentos utilizados na agricultura para realizar diversas tarefas, como arar, plantar, colher, irrigar, pulverizar pesticidas ou fertilizantes, entre outras atividades.
Especialista em transformação digital
Esse profissional é responsável por liderar e implementar mudanças tecnológicas em uma organização para melhorar seus processos, produtos e experiências do cliente. Assim, espera-se que essa pessoa tenha competências analíticas, mas também habilidades sociocomportamentais.
Como se preparar para as profissões do futuro?
Profissionais que buscam se adaptar, adquirir novas habilidades e se manter atualizados terão uma vantagem competitiva significativa no mercado de trabalho do futuro.
Diante desse cenário, a educação continuada é a principal forma de capacitação. A necessidade de aprender novas habilidades e se adaptar às mudanças tecnológicas é mais evidente do que nunca. Métodos de aprendizado online, cursos especializados e programas de reciclagem profissional são boas alternativas para essa questão.
Em especial, na área da automação e da inteligência artificial, que estão moldando esse novo paradigma do mercado de trabalho. Um estudo da McKinsey revela que cerca de 375 milhões de trabalhadores podem precisar mudar de ocupação até 2030 devido à automação.
Apesar dos desafios, podemos ter uma projeção otimista para o futuro das profissões. A tecnologia também cria novas oportunidades. Setores como saúde, energia renovável, tecnologia da informação e serviços estão em ascensão, oferecendo uma infinidade de oportunidades para profissionais qualificados.
Quer se desenvolver com conteúdos focados em capacitação profissional, inovação e carreira? Então inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe todas as novidades.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com mais pessoas.
Até a próxima. 💜