É verdade que a internet transformou as relações humanas, mas você já parou para pensar sobre o impacto das redes sociais no mercado de trabalho?
Muitas vezes, esquecemos que as plataformas digitais podem ser usadas para muito além do entretenimento. Além das marcas divulgando seus produtos e pessoas se tornando influenciadores, as redes sociais podem facilitar a busca por emprego.
Você sabia que o Brasil é o 2º país em que os usuários passam mais tempo online? Segundo o Relatório Digital 2024, parceria entre We Are Social e Meltwater, os brasileiros passam, em média, 9h13 online e, especificamente nas redes sociais, gastam diariamente em média 3h37.
Isso significa que a internet e as redes sociais desempenham um papel significativo na vida dos brasileiros e, por conta disso, também reflete no mercado de trabalho.
Neste conteúdo, você vai entender como as redes sociais podem ser usadas a seu favor para conquistar novas oportunidades profissionais.
Boa leitura!
As redes sociais como plataforma para encontrar seu próximo emprego
Para quem no passado procurava emprego nos jornais ou em agências de emprego, ter um banco de vagas a um clique de distância, em plataformas como a Gupy, Eureca ou CIA de Talentos, é um avanço significativo, não é? As redes sociais se transformaram em uma das formas mais acessíveis de procurar novas oportunidades de trabalho.
As empresas também estão cada vez mais engajadas na criação de perfis focados em carreira, oferecendo conteúdos e dicas valiosas para quem busca se desenvolver profissionalmente. Um ótimo exemplo disso são os nossos perfis no Instagram e TikTok, que trazem atualizações constantes sobre diversas áreas e programas de desenvolvimento, como Jovem Aprendiz, Estágio e Trainee.
Ao seguir páginas como essas, os usuários conseguem entender melhor a cultura e os valores das empresas. No caso da Vivo, utilizamos nossas redes sociais como uma extensão da nossa marca empregadora, mostrando que nosso propósito de Digitalizar para Aproximar não se limita a conectar pessoas, mas também a construir um ambiente de trabalho tecnológico, diverso e inovador.
Esses perfis são uma janela para o que significa fazer parte da Vivo, permitindo que os futuros talentos que se identificarem com nossa cultura digital colaborativa possam conferir nossas oportunidades em aberto.
Além das páginas de carreira, também existem os influenciadores sobre carreira, que são perfis de pessoas que falam sobre suas experiências no mercado de trabalho, com dicas bem legais para quem está começando.
Confira a lista que separamos para você:
- Áurea Santos, Top 10 RH Influencer da América Latina em 2023;
- Taís Araujo, Atriz, Apresentadora, Jornalista e Empresária;
- Daniela Klaiman, Top Latam Futurist e LinkedIn Top Voice 2024.
Acompanhar esses perfis, bem como páginas que divulgam vagas e perfis profissionais, permite que você fique por dentro das tendências e iniciativas das empresas. Ao se conectar com essas redes, você amplia suas chances de construir um excelente networking, abrindo portas para novas oportunidades profissionais no futuro.
Como criar uma presença digital estratégica?
Agora que você sabe como é a influência das redes sociais no mercado de trabalho, é hora de aprender a construir uma presença digital estratégica. Mas por onde começar?
Primeiramente, é importante você entender que é possível utilizar as redes sociais de diferentes formas para se destacar no mercado de trabalho. Um exemplo é a criação de um perfil dedicado a projetos profissionais.
Crie um site, blog ou perfil no LinkedIn, por exemplo, dedicado a compartilhar o seu conhecimento. Compartilhe publicações de artigos, peças criativas ou outros registros que formem uma espécie de portfólio e que mostrem suas habilidades técnicas e criativas sobre o assunto.
Dicas para conseguir oportunidades de trabalho por meio das redes sociais
Marketing pessoal
Procure entender mais sobre personal brand e marketing pessoal para descobrir a melhor forma de se apresentar nas redes sociais de carreira de maneira estratégica.7
Conexões
Uma boa forma de popularizar as suas redes sociais é fazendo conexões que façam sentido, ou seja, convidando colegas de trabalhos antigos e atuais, chefes, colegas de faculdade e cursos ou professores para seguirem sua página.
Lembre-se que o mais importante é qualidade e não quantidade.
Cuidado com as notícias falsas
Parece óbvio, mas é sempre bom repetir a importância de checar a veracidade das informações que você publicará. Isso transmite credibilidade, atenção aos detalhes e compromisso em construir um conteúdo autêntico e verdadeiro.
É importante que você saiba que, no Brasil, há leis que protegem os candidatos(as) no momento do recrutamento. Conhecido como direitos pré-contratuais, são restrições quanto à exposição de dados e atos discriminatórios através de informações adquiridas pelas redes sociais.
A Maria Hemília Fonseca, professora da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP explica: “Essa é uma realidade jurídica do Brasil, em que, caso haja uma exposição, uma análise dos dados que fira a essência ou dignidade do trabalhador ou trabalhadora, poderá haver consequências.”
No entanto, a profissional ressalta a importância das pessoas protegerem seus conteúdos pessoais, por exemplo, separando um perfil profissional público de um pessoal privado, uma vez que há dificuldades em controlar informações públicas na internet.
Bônus: 3 dicas do que não se deve fazer
- Em seu perfil profissional ou conta dedicada a fazer seu marketing pessoal não há necessidade de expor documentos pessoais, como RG, CNH, CPF ou endereço.
- Cuidado com os erros nas postagens. Assim como mencionado sobre a importância de ter cuidado com as fake news, a revisão de todas as postagens antes de sua publicação é essencial para evitar erros de digitação e de ortografia.
- Não há necessidade de criar informações falsas sobre você mesmo. Não afirme que fez um curso se não fez ou que possui tal experiência se não possui. O mais importante é ter autenticidade e se mostrar uma pessoa aberta a adquirir novas experiências e conhecimentos.
O outro lado da moeda
Se por um lado temos cada vez mais pessoas se utilizando das estratégias do marketing pessoal para se tornarem mais atrativas para os recrutadores, por outro as empresas também buscam divulgar sua cultura interna.
Essa estratégia se chama employer branding e tem o objetivo de tornar a empresa mais atrativa aos candidatos, mostrando ações internas, depoimentos de funcionários e conquistas importantes que evidenciam o compromisso e a cultura da empresa.
Assim como o recrutador analisa o perfil do(a) candidato(a), o(a) candidato(a) deve conferir o perfil da empresa e entender mais sobre os seus valores, benefícios, cultura e compromisso, para também fazer boas escolhas e se candidatar em organizações que façam sentido ao seu propósito profissional.
E falando em oportunidades…
Agora você já sabe a importância das redes sociais no mercado de trabalho e pode usar todas as informações deste conteúdo para construir um perfil de sucesso.
E você também pode contar com mais artigos do nosso Blog de Carreiras para se aprofundar no assunto. Para não perder mais nenhuma novidade, acompanhar as últimas tendências e informações relevantes para agregar o seu conhecimento, siga a Vivo no Instagram!
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Até a próxima. 💜