A linguagem SQL é um dos principais recursos em alta no mundo da tecnologia. Sigla para Structured Query Language (Linguagem de Consulta Estruturada), ela é usada extensivamente por profissionais da área e vem se tornando requisito para a execução de diversas atividades.
Hoje você irá conhecer mais sobre SQL e, ainda, conferir dicas para usar a linguagem do momento com mais facilidade no seu dia a dia. Ficou empolgado(a)? Então continue a leitura com a gente!
O que é SQL?
Como já mencionamos, SQL é uma linguagem padrão para executar comandos em bancos de dados baseados em tabelas (também chamado de bancos de dados relacionais).
SQL não é a única linguagem existente para bancos de dados, mas está entre as mais utilizadas, especialmente nos últimos anos. Com ela, programadores e programadoras podem, simultaneamente, acessar, consultar e efetuar alterações nos dados disponíveis em um banco de dados.
Dicas para usar SQL com mais facilidade
1. Use JOINs, mas não exagere
Usar JOINs para juntar dados de diferentes tabelas em uma única consulta é uma ferramenta bastante útil e eficiente. Inclusive, este método é mais prático que lançar mão de subconsultas e tabelas aninhadas.
Mas você deve se atentar para não cair no erro de abusar dos JOINs. O motivo? Muitos JOINs em uma mesma consulta podem afetar, e muito, o desempenho de seu trabalho, e isso ocorre devido ao excesso de cruzamento entre diferentes tabelas.
2. Proteja seu código
Os bancos de dados construídos em SQL contém informações valiosas e, por isso mesmo, são os principais alvos de ataques cibernéticos. Infelizmente, a questão da segurança do código é deixada em segundo plano por muitas empresas e desenvolvedores(as).
Você pode escrever códigos seguros a partir de seu DBMS (sigla em inglês para Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) e trabalhar simultaneamente com ferramentas como MySQL, Oracle e SQL Server.
Além disso, é importante testar seu código e estar familiarizado(a) com os problemas de segurança mais recentes de seu DBMS para protegê-lo contra eventuais ataques.
3. Escreva códigos compatíveis
Todas as linguagens de programação possuem um padrão o qual os desenvolvedores devem conhecer, e com o SQL não é diferente. Atualmente, o SQL é padronizado pela ISO e já passou por revisões desde sua padronização.
Ao escrever códigos, é importante ter em mente a importância de escrevê-los compatíveis com padrões. Entre as razões estão a capacidade de manutenção e a padronização entre as plataformas. Isso porque devemos sempre supor que seu código terá uma vida útil longa e passará por atualizações, correções de problemas e adição de novas funcionalidades.
Por isso, sempre pergunte-se: quando um(a) programador(a) diferente acessar meu código daqui alguns anos, ele(a) ainda será capaz de entender sua funcionalidade?
4. Construa bons índices
Índices bem construídos são capazes de te livrar de muitos problemas! No SQL, os índices seguem a mesma lógica de um livro, no qual o índice nos serve como apoio para encontrar o que estamos procurando de forma mais rápida. Por isso, logo abaixo vão algumas dicas:
- Toda tabela deve ter um índice clusterizado, ou seja, o índice que rege a ordenação das linhas em uma tabela, e também é chamado de chave primária. Pelas regras das chaves primárias, não pode haver repetição, portanto, dê preferência por usar campos numéricos como chave. Desta forma, os índices irão trabalhar melhor e você terá consultas mais rápidas.
- Crie índices em chaves estrangeiras (FKs), mas apenas nas que você costuma fazer JOINs. O uso de índices em excesso pode prejudicar o desempenho de INSERTs, UPDATEs, entre outros.
- Crie índices para assegurar a integridade de um conjunto de dados. Por exemplo, ao adicionar índices em colunas e dizer que ele é UNIQUE, você se certifica que não há elementos repetidos e aumenta a performance de suas consultas.
5. Documentação
Assim como em outras linguagens, a documentação também é uma das boas práticas em SQL. Utilizar os comentários para documentar o código é uma boa dica! Isso ajuda na manutenção do código e até mesmo na hora de “debugar”. Dois exemplos de como usar comentários:
a. – Dois hífens em sequência, o que estiver na mesma linha será considerado um comentário;
b. /* O texto que estiver dentro da delimitação composta por barra e asterisco também é uma forma de comentar. */
6. Evite atalhos
Nossa última dica é bastante simples e, ainda assim, valiosa. Para encerrar a nossa lista, queremos dizer a você que evite os atalhos!
Sabemos que escrever os comandos completos de SQL pode ser uma tarefa cansativa muitas vezes. Mas também é fato que, quanto mais completo for o seu comando, mais eficiente será a interpretação do motor de busca e melhores desempenhos você terá. Por isso, capriche nos detalhes e valorize cada milissegundo economizado!
Gostou de conferir as dicas para usar o SQL com mais facilidade? Se você deseja atuar na área de desenvolvimento e programação, a Vivo pode ser o lugar ideal para sua trajetória profissional.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com mais pessoas.
Até a próxima. 💜