Já conferiu quais serão as tendências em tecnologia para 2023? Não? Então, continue aqui com a gente e saiba quais são os temas que merecem a sua atenção neste ano. Dessa forma, você irá saber qual é a relevância de cada pilar para o desenvolvimento da transformação digital e como isso pode ajudar no seu crescimento profissional.
Boa leitura!
Da transformação digital às tendências em tecnologia para 2023
Não podemos negar que a pandemia do coronavírus trouxe um novo cenário para as empresas por conta da necessidade de fortalecer a transformação digital. Para que os negócios continuassem rodando com eficácia e segurança, diferentes soluções se destacaram, desde a migração para a nuvem aos cuidados com a segurança da informação.
Mesmo que a crise sanitária já não esteja na mesma situação de 2020, as empresas continuam atentas às mudanças necessárias para continuarem competitivas e inovadoras em suas soluções. Neste contexto, tudo começa pela mudança de mentalidade dentro das organizações para que seus profissionais estejam atentos ao que há de novo na tecnologia.
Somada à atualização constante dos colaboradores, as companhias também encontram outro desafio: a falta de profissionais qualificados. Estima-se que o nosso país deve precisar de cerca de 800 mil profissionais de TI até o ano de 2025. Então, além de oferecer soluções alinhadas às necessidades atuais do mercado, a atenção às tendências também deve estar no radar dos profissionais do setor.
Quer entender quais são os desafios para o segmento? Continue lendo o texto!
5 tendências em tecnologia para 2023
#1 – Dados, dados e dados!
Não é novidade que os dados assumiram um lugar de destaque entre as empresas, principalmente devido a sua utilização para uma tomada de decisão mais assertiva. Então, não basta capturar essas informações: é preciso tratá-las e analisá-las para que a transformação digital continue avançando e originando novas soluções.
Para obter os resultados esperados, é preciso identificar quais são as melhores ferramentas para transformar essa tendência em prática. Uma delas é o Business Intelligence (BI), que vem ganhando relevância nos últimos anos e realiza análise de grandes volumes de informações de maneira automatizada para avaliar o desempenho da empresa, indicar novos caminhos e outras mudanças.
#2 – Segurança da informação em 3 etapas
O raciocínio é muito simples: quanto mais uma empresa se torna digital, maior será a sua vulnerabilidade no ambiente virtual. Ou seja, estamos falando sobre a segurança da informação e a necessidade de estarmos atentos ao desenvolvimento de soluções que previnam e combatam a possibilidade de ciberataques.
Vamos dividir essa necessidade em duas etapas, sendo elas:
Novas soluções
Assim como o phishing segue sendo utilizado em e-mails, por exemplo, há ameaças de ataques cibernéticos que podem comprometer toda a empresa, desde o acesso às informações à reputação no mercado após uma ação danosa como essa. Afinal, tais ações podem expor dados sensíveis de usuários e afetar seriamente as ações da organização.
Estamos atentos a esse risco crescente, por isso, temos desenvolvido diversas ferramentas de segurança digital para nossos clientes. Você pode conhecer clicando aqui.
Importância da conscientização profissional
Por outro lado, não basta a empresa apenas adotar uma nova ferramenta de segurança. Os cuidados com os dados devem fazer parte da cultura organizacional, portanto, é fundamental investir em programas de capacitação dos times ou incentivar os profissionais a entenderem como manter um comportamento seguro nas redes e colocar a proteção digital em primeiro lugar.
#3 – Diversidade como pilar de inovação
A tecnologia é um meio para chegar à inovação, concorda? Por esse motivo, aqui vamos destacar a importância de times plurais para que haja o desenvolvimento de soluções diferenciadas. Como profissionais, é importante colocar o “pense fora da caixa” em prática e ampliar o campo de debates e trocas de conhecimento para estimular novas ideias.
Com relação às empresas, elas devem oferecer um ambiente acolhedor e seguro para que o profissional mantenha uma postura confiante. A partir disso, os times irão encontrar um local que motive a exposição ao risco e ao aprendizado para que o resultado seja a inovação.
Quer saber mais sobre esse tema? Então não deixe de ler o artigo aqui no nosso blog: Diversidade na liderança: 6 motivos que mostram por que é importante. (talvez retirar essa parte, pois esse texto nao está aprovado)
#4 – Web3 e blockchain
Agora vamos falar sobre duas tendências em tecnologia para 2023 no mesmo lugar, porque ambas estão conectadas. Começando pela Web3, que é uma nova geração da Internet que conhecemos hoje. Seu principal objetivo é a descentralização do poder para que seja possível para o usuário realizar ações on-line sem um intermediário.
A base tecnológica para esse momento é a Inteligência Artificial (IA) e blockchain, segundo tema que vamos abordar aqui. Essa ferramenta tornou-se popular após o surgimento das criptomoedas, ao ser utilizada nas negociações, e agora também se destaca na Web3 por registrar informações de forma imutável e permanente.
Com a descentralização das informações, o blockchain ajuda a contribuir com a diminuição do risco de interferências externas e fraudes. Suas redes são constituídas por criptografia e transparentes, assim, quando há compartilhamento de dados, eles se tornam imutáveis após o registro do ledger. Além disso, ao inserir as informações na nuvem, eles se tornam invulneráveis.
#5 – Metaverso
Um dos temas mais falados em 2022, sem dúvidas, foi o metaverso, que continuará em alta no próximo ano. A plataforma se destaca por conta de sua experiência imersiva para o usuário, juntando as realidades física e digital em um só lugar. Profissionais e empresas também estão atentos para proporcionar soluções aos clientes e colaboradores.
Afinal, esse formato diferenciado irá possibilitar que o usuário realize diferentes ações, como estudar, interagir com outras pessoas e até mesmo realizar reuniões de trabalho. Além disso, as transações devem ocorrer com toda a segurança que o blockchain disponibiliza, conforme destacamos acima.
Você gosta de acompanhar quais são as principais tendências do momento? Nós acreditamos que o compartilhamento dessas informações pode ajudar o profissional a se conectar com as principais demandas do mercado no curto prazo. Por isso, esperamos que os conteúdos trazidos aqui ajudem você em sua jornada profissional.
Agora que você já sabe quais são as tendências em tecnologia para 2023, o que acha de começar a colocá-las em prática em uma Tech Com?
Gostou do conteúdo? Compartilhe com mais pessoas.
Até a próxima. 💜