Os tipos de estágio existentes são atividades profissionais realizadas durante a graduação. Podem ser realizados por estudantes de todos os cursos e é uma importante oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos da sala de aula.
Apesar do contrato de estágio não gerar vínculo empregatício, pode se transformar em um emprego quando a empresa decide efetivar seus estagiários, e isso pode acontecer antes mesmo do fim da graduação.
Continue a leitura para entender os tipos de estágio e os requisitos para conquistá-los!
Quais os tipos de estágio?
Os três tipos de estágio que existem são: obrigatório, extracurricular e voluntário. Os dois primeiros (obrigatório e extracurricular) seguem a legislação da Lei do Estágio, enquanto o voluntariado é acordado apenas entre estagiário e instituição.
Conheça mais características de cada um deles!
Estágio obrigatório
É um tipo de estágio definido pela faculdade como complemento da grade curricular dos alunos, sendo obrigatório para a conclusão do curso. O estágio obrigatório está relacionado às matérias do curso, o que tem um peso importante na formação acadêmica dos estudantes. Algumas características desse tipo de estágio são:
Integração com a grade curricular: faz parte do plano de ensino da graduação, devendo ter atividades práticas que complementam as disciplinas teóricas.
Duração e carga horária: a duração do estágio obrigatório, geralmente, tem uma quantidade total de horas pré-definida pela coordenação do curso. A partir disso, o estudante pode cumprir uma carga horária que varia de 4h a 8h diárias (a depender do local onde o estágio será realizado).
Remuneração: o estágio obrigatório pode ou não ser remunerado.
Contrato de estágio: deve ser firmado um contrato de estágio entre o estudante, a instituição de ensino e a empresa, especificando as responsabilidades de cada parte, além da carga horária e a existência ou não da bolsa-auxílio.
Estágio extracurricular
O estágio extracurricular não é uma exigência acadêmica, mas sim uma oportunidade para que os estudantes ganhem experiência profissional em suas áreas de estudo durante a graduação.
Esse tipo de estágio oferece:
Integração com a grade curricular: o estágio extracurricular não precisa estar vinculado ao currículo do estudante. Por conta disso, esse tipo de estágio pode ser feito em diferentes áreas do mercado de trabalho.
Duração e carga horária: a Lei do Estágio define que o estágio pode ter duração de até dois anos em uma mesma empresa e com uma carga horária que não ultrapasse 40 horas semanais.
Remuneração: o estágio extracurricular pode ou não ser remunerado, mas a remuneração é mais comum nesse tipo de estágio em comparação com o estágio obrigatório.
Contrato de estágio: segue as mesmas regras do estágio obrigatório.
Estágio voluntário
O estágio voluntário é uma oportunidade de aprendizado comum geralmente oferecida por instituições sem fins lucrativos. Assim como nas outras modalidades de estágio, o voluntariado é uma oportunidade de aprendizado e desenvolver habilidades novas. Conheça as características desse tipo de estágio:
Integração com a grade curricular: não precisa estar relacionado com a grade curricular nem a área de estudo.
Duração e carga horária: é definido entre estudante e instituição, não necessitando de vínculo com a faculdade.
Remuneração: o estágio voluntário não é remunerado.
Contrato de estágio: os termos do estágio são definidos apenas entre estagiário e instituição contratante e não seguem as normas da Lei do Estágio.
Quais os requisitos para conseguir um estágio?
O único requisito obrigatório para conseguir um estágio é ter vínculo com uma instituição de ensino superior. Além disso, as empresas e instituições podem definir quais requisitos para a participação de seus processos seletivos.
Esses requisitos são geralmente habilidades e funcionam como orientações para que os candidatos se preparem. Podemos citar:
- Matrícula em algum curso específico
- Ter uma previsão de formação superior a dois anos
- Fluência em idiomas, como inglês e espanhol
- Conhecimento de ferramentas
- Conhecimento sobre áreas e mercados
Na Vivo, nosso maior compromisso é com o desenvolvimento profissional dos nossos “estags” e não existe limitação de idade ou curso para fazer parte do nosso time. Além disso, o inglês não é exigido em nosso processo seletivo.
Como funciona o Programa de Estágio da Vivo?
O Programa de Estágio funciona da seguinte forma:
- Remunerado
- Carga de horária de 6h diárias
- Contrato de 1 ano (podendo ser renovado por mais 1 ano)
Na Vivo, entendemos que a oportunidade de estágio é uma das melhores experiências profissionais. Sabemos que, para muitos, o estágio é o início da trajetória no mercado de trabalho com infinitas possibilidades de aprendizado e desenvolvimento. Por conta disso, nosso programa tem o objetivo de desenvolver talentos durante o período em que os estagiários trabalham conosco.
Isso é feito durante todo o Programa de Estágio da Vivo, com nossa trilha de desenvolvimento que consiste em promover encontros online e disponibilizar materiais de apoio.
Os processos seletivos acontecem duas vezes por ano com vagas em diversos estados do Brasil. Além disso, 50% das vagas são exclusivas para pessoas negras.
Guia do Estagiário Vivo: tudo o que você precisa saber sobre estágio
Para você que pretende ser um futuro(a) estag, nós criamos o Guia do Estagiário, um material completo sobre:
- O que é a Lei do Estágio?
- Como buscar por um estágio?
- Quais as principais vantagens de fazer estágio?
- Como se destacar mesmo sem experiência?
- Como aproveitar ao máximo a experiência?
- Como equilibrar o estágio com a faculdade?
- Como montar um currículo?
- Programa de Estágio da Vivo
Quer ter esse material de consulta sempre que quiser? Baixe agora mesmo o Guia do Estagiário Vivo.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com mais pessoas.
Até a próxima. 💜