A palavra “processo” tem uma importância estratégica em uma organização. Ela orienta o Ways of Working sobre como a operação deve ser conduzida. Não existe tradução para esse termo, mas podemos entendê-lo como “formas de trabalho”. Faz sentido pensar que os processos têm esse propósito.
Os processos são fatores que, muitas vezes, possibilitam garantir a qualidade, agilidade, inovação, produtividade, entre outros benefícios. Segundo uma pesquisa da ABPMP (Association Business Process Management Professionals), 67% das empresas acreditam que os processos podem melhorar a produtividade e aumentar a percepção de valor pelos clientes. Já uma pesquisa da Euax afirma que 97% das empresas usam processos para melhorar a performance.
E isso independe do tamanho da empresa ou do projeto em questão. Na Vivo, os processos fazem parte da nossa metodologia de trabalho devido à dimensão das operações, mas também é necessário pensar que quem gere os processos são pessoas e essa mentalidade antes deve ser parte da cultura da empresa.
Há um ano, criamos um COE (Center Of Enablement), no qual atuamos com um modelo federado de gestão e melhorias de processos. Esse modelo possui uma coordenação centralizada, que define diretrizes, guias e frameworks, como o Lean Thinking, Service Design e COBIT, além de habilitar e disponibilizar aceleradores para que os responsáveis pelos processos possam evoluir seu Ways Of Working nas áreas em que atuam.
Neste artigo, você entenderá detalhes dessa operação e como é ter um time dedicado a essa prática.
O que faz um time dedicado ao Ways of Working?
Na Vivo, o time de Ways of Working tem o propósito de tornar os processos em TI mais eficientes, simples, colaborativos e governados, impulsionando a transformação digital. Fica até extenso listar todos os colaboradores que fazem parte disso e alguns deles foram responsáveis pela escrita desse artigo, como Bruno Tozo, Consultor de Projetos, Paula Costa, Analista de Arquitetura de Sistemas, Rita Froes, Consultora de Projetos, e Simone Grecco, Gerente de Projetos.
Diferente de modelos de atuação que focam em melhorias específicas para cada área e que criam muitas vezes silos isolados, na Vivo, adotamos uma abordagem focada na jornada do cliente. Priorizamos a colaboração e a integração entre as áreas para atender melhor às suas expectativas reais.
A colaboração entre times e o modelo federado permite que as decisões sejam compartilhadas entre diversas áreas, trazendo múltiplas perspectivas. Além de acelerar a tomada de decisões, garantimos que as soluções estejam mais conectadas às necessidades reais de cada time e, ao mesmo tempo, colocamos as pessoas no centro da transformação, promovendo uma cultura mais colaborativa e inovadora.
Além dos inúmeros benefícios do nosso modelo, dois fatores cruciais devem ser destacados: a experimentação, muito difundida no Lean Thinking, e as pessoas, com práticas de Human Change Management.
A experimentação nos permite reduzir riscos, validar hipóteses com feedback em tempo real e realizar ajustes rápidos e de baixo custo quando necessário. Assim, conseguimos testar abordagens inovadoras de forma ágil, minimizando impactos e maximizando aprendizados.
Sem pessoas não há processos
Mas, no centro dessa transformação, estão as pessoas. São elas que vivenciam as mudanças, que devem se adaptar a novas formas de trabalho e que podem se tornar tanto impulsionadoras quanto resistências ao processo. A transformação organizacional não ocorre sem o envolvimento profundo das pessoas, que são capacitadas e habilitadas para essa jornada.
Com isso, consolidamos nossa visão e foco no Ways of Working, estruturada em três pilares fundamentais que orientam nosso trabalho: Processos, Pessoas e Ferramentas. São soluções essenciais para enfrentar os desafios atuais, promovendo a eficiência organizacional e abrindo caminho para uma transformação contínua e sustentável. Conhecer e investir em um novo Ways of Working é parte importante da transformação que estamos promovendo na Vivo!
Como foi o evento Ways of Working na Vivo
Após estudar, implementar e colher os resultados de processos tech mais eficientes, promovemos um evento para explicar como Ways of Working foi decisivo nessa operação.
O Ways of Working Day (WoW Day) abriu espaço para que nossos colaboradores participantes do projeto se reunissem com experts internos e externos para discutir temas essenciais ao ambiente corporativo atual e futuro. Entre os tópicos, o contexto organizacional, o IDP (Internal Developer Platform), os novos sistemas de trabalho e a complexidade nas organizações modernas.
Nesse encontro, tivemos uma rica troca de conhecimentos, com discussões assertivas para a prevenção de falhas, bem como que práticas seguir para aumentar a capacidade de entrega de soluções ágeis e confiáveis.
O WoW Day reflete o compromisso da Vivo em promover um espaço de aprendizado contínuo e colaboração, estimulando a curiosidade ativa e a conexão dos nossos colaboradores com as tendências e inovações tecnológicas.
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Até a próxima. 💜