Se você está iniciando sua carreira e tem interesse em unir estágio e TI, é importante seguir algumas etapas. Mas antes de começar esse processo, lembre-se que iniciar a carreira em empresas de tecnologia como a Vivo, mesmo que não seja atuando ainda na área de TI, é uma oportunidade de desenvolver o seu talento e encontrar a profissão que mais combina com você.
Tendo isso em mente, caso você realmente se identifique e queira trabalhar na área de TI, este artigo pode te ajudar na tarefa de encontrar o seu estágio TI dos sonhos. Além disso, falamos como é a rotina mais comum dos estagiários e também sobre o Programa de Estágio da Vivo. Leia até o final!
Estágio e TI: passo a passo para entrar na área de tecnologia
Voltando a falar das etapas com foco na busca por um estágio em uma empresa de tecnologia, a principal delas é definir seu objetivo levando em consideração as áreas específicas em que você gostaria de estagiar. As opções são muitas: desenvolvimento de software, análise de dados, segurança cibernética, entre outras. Isso ajudará a direcionar sua pesquisa e focar em oportunidades relevantes para você. As demais etapas, estão aqui abaixo:
1ª etapa: dquira conhecimentos e habilidades relevantes para se destacar. Invista tempo no aprendizado de linguagens de programação, conceitos de banco de dados, sistemas operacionais, redes, segurança e outros assuntos que estão em alta no mercado.
No LinkedIn é possível ter acesso a muitos desses conteúdos participando de grupos como os seguintes: Tecnologia e Informação Livre, WoMakersCode – Mulheres na Tecnologia e Bett Brasil – Tecnologia, Educação e Inovação. Faça cursos online, participe de workshops, construa projetos pessoais e experimente ferramentas e tecnologias relevantes.
2ª etapa: prepare um currículo que destaque suas habilidades, conhecimentos e experiências relevantes, mesmo que não sejam específicas de um estágio TI. Destaque projetos pessoais, participação em hackathons, grupos de estudo ou qualquer outra atividade relacionada à tecnologia.
3ª etapa: pesquise oportunidades de estágio em sites de empregos e portais de vagas seguros e atualizados como, por exemplo: Linkedin, Indeed, Glassdoor e Catho. Além disso, participe de feiras de carreiras, eventos e grupos de discussão relacionados à tecnologia para se conectar com profissionais e ampliar suas oportunidades de networking. Boas opções são a Campus Party, o Gramado Summit, o Startups Fever e o Digitalks Expo, muitos já contam com a possibilidade de participação remota.
4ª etapa: se você está tendo dificuldades em encontrar um estágio remunerado e tem a possibilidade de fazer estágios não-remunerados ou se envolver em projetos voluntários, busque também por essas oportunidades. Isso pode ser uma ótima maneira de ganhar experiência, construir seu portfólio e fazer conexões na área de tecnologia.
O que faz um estagiário de tecnologia?
Uma pessoa quando passa a trabalhar em uma empresa de tecnologia, especificamente no estágio TI, geralmente é responsável por auxiliar em diversas atividades relacionadas à área tech. Aqui estão algumas das tarefas mais comuns do dia a dia:
- Desenvolvimento de software: auxiliar no desenvolvimento e manutenção de aplicativos, sites ou aplicações. Isso pode envolver escrever código, depurar erros, realizar testes e ajudar na implementação de novas funcionalidades.
- Suporte técnico: prestar suporte técnico a usuários internos ou externos, respondendo a perguntas, solucionando problemas e ajudando com questões relacionadas a hardware e software.
- Análise de dados: coletar, analisar e interpretar dados usando ferramentas de análise e técnicas estatísticas. Isso pode envolver a criação de relatórios, visualizações de dados e apresentações.
- Administração de sistemas: apoiar na administração e manutenção de sistemas e do ambiente da TI, como erros de funcionalidades sistêmicas, servidores, redes e bancos de dados. Isso pode incluir monitoramento, configurações nos sistemas operacionais e bancos de dados e resolução de problemas.
- Testes de software: auxiliar nos testes de software para identificar erros, verificar se a funcionalidade está adequada ao requisito solicitado pelo cliente e garantir a qualidade do produto final.
Estágio e TI: como se destacar em uma empresa de tecnologia
Além das tarefas descritas no item anterior, quando uma pessoa trabalha em estágio em TI, ela também pode ser envolvida em projetos específicos, colaborar com equipes multidisciplinares, aprender novas tecnologias e contribuir para a inovação e melhoria de processos dentro de uma empresa de tecnologia.
É importante lembrar que as responsabilidades podem variar dependendo da organização, do departamento e do nível de experiência do estagiário.
Por isso, todos esses desafios são uma ótima oportunidade para adquirir experiência prática, desenvolver habilidades técnicas e se familiarizar com o ambiente de trabalho na área de tecnologia.
Estágio na Vivo: como é iniciar sua carreira aqui
Começar a carreira na Vivo é ter a chance de aproveitar um mundo de oportunidades. Isso porque quem se tornar um Vivolover não precisa escolher uma área específica para iniciar sua jornada profissional. Aqui, a gente te conecta com todas as profissões que temos na nossa empresa para que você possa assumir sua melhor versão no futuro.
O nosso compromisso com as pessoas que começam a estagiar na Vivo é proporcionar experiências de aprendizado que desenvolvam competências técnicas e comportamentais, preparando novos talentos para seus próximos passos no mundo do trabalho.
Oferecemos uma trilha completa para o seu desenvolvimento. Além de capacitar, formar e informar, também queremos preparar cada estagiário para diversas áreas. E por aqui, elas são muitas: tecnologia e digital, sustentabilidade, marketing e produtos, recursos humanos, experiência do cliente, comercial, negócios e muito mais. Vem realizar com a gente.
Lembre-se de que encontrar um estágio TI em uma empresa de tecnologia pode exigir tempo e esforço. Esteja aberto a oportunidades, continue aprendendo e aprimorando suas habilidades e seja persistente em sua busca. Com dedicação e determinação, você aumentará suas chances de conseguir sua oportunidade dos sonhos.
Agora que você já sabe tudo sobre a trilha de carreira para quem quer começar na área de TI, que tal assistir a um conteúdo valioso sobre como a inovação e a tecnologia podem te ajudar a se desenvolver profissionalmente? Então confira o episódio da nossa série “Aproximando Ideias” com Murilo Gun. É só dar o play neste vídeo abaixo.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com mais pessoas!
Até a próxima. 💜