A cultura ágil é uma abordagem relativamente nova que tem transformado as empresas. Ela faz todo sentido para organizações que estão alinhadas com as atuais demandas do mercado, da sociedade, tendências digitais e até mesmo a velocidade da comunicação no ambiente de trabalho.
Com esse movimento, as companhias passam a atuar de forma mais integrada. O foco é desenvolver um conjunto de ações capazes de otimizar tempo, recursos, projetos, processos e serviços. Na prática, a cultura ágil bem aplicada é capaz de gerar mais flexibilidade e autonomia para todos os níveis da organização.
Neste contexto, é possível afirmar que a cultura ágil é uma metodologia que veio para ficar e trazer mudança de pensamento em relação ao modelo de negócio, gestão e operação de uma empresa. Diante desse cenário, para se adaptar, a dica é que todo profissional busque sair da sua zona de conforto.
Aplicação da cultura ágil
Aqui, você deve adotar uma iniciativa inovadora, que melhore suas ações e as tornem mais colaborativas, adaptáveis e capazes de otimizar os processos do dia a dia. Com base nisso, selecionamos alguns métodos ágeis que podem te ajudar nessa implementação no seu trabalho:
- Scrum: é uma metodologia excelente para organizar projetos e processos. Auxilia na entrega das atividades, sejam elas individuais ou coletivas. Planejamento, definição de tarefas, responsáveis e tempo de desenvolvimento são itens fundamentais para que essa metodologia traga bons resultados. Na prática, ela funciona com base em interações e de maneira dinâmica com a equipe de trabalho, buscando sempre atuar na versão mais recente a ser entregue.
- Kanban: é o modo mais fácil de definir qual demanda deve ser priorizada. Nesse caso, a ideia é finalizar as tarefas que estão em andamento, antes de iniciar uma nova e indicar quando não é possível absorver outras atividades. O uso de cartões — físicos ou virtuais — permite, ainda, deixar tudo mais visual. Aqui, o projeto ou tarefa é desenvolvida em um modelo de linha de produção, sem uma ferramenta preexistente. Essa metodologia permite que o time desenvolva suas atividades com maior nível de colaboração, interação, clareza e visão do todo.
- Lean: aqui, a iniciativa é reduzir custos, tempo e desperdício. O Lean tem a otimização por essência, seja de pessoas, equipamentos, procedimentos, projetos, entre outros. Nessa proposta, o foco central é identificar quais atividades, tópicos ou fases do projeto precisam ser reavaliadas, revistas ou que não agregam valor ao produto/serviço que está sendo desenvolvido. Deixar o processo mais enxuto é o centro desta metodologia.
Os benefícios da cultura ágil no ambiente de trabalho
Todas as mudanças de cultura organizacional ou aplicação de novas metodologias devem estar alinhadas à mudança de mentalidade. Na cultura ágil, não é diferente. Isso porque ela passa a permear no DNA da companhia, exigindo maior engajamento, produtividade, qualidade de entregas e até postura dos colaboradores. Além destes, existem muitos outros impactos positivos.
Equipes com maior autonomia
Esse pode ser considerado o benefício mais importante para aqueles que buscam construir uma carreira ou alcançar novos objetivos profissionais, já que a cultura ágil oferece mais autonomia na entrega de atividades e participação em projetos. Aqui, o resultado é excelente para o profissional e para a companhia.
Mais adaptabilidade e flexibilidade
São duas características que permeiam toda a cultura ágil. Juntas elas permitem uma atuação mais assertiva e versátil aos profissionais e, por isso, fica mais fácil se adaptar a cenários, prever instabilidades e mudar rotas no que diz respeito aos negócios.
Processos mais ágeis
A cultura ágil também está relacionada a análises de processos internos e diminuição da burocracia, tendo foco na entrega, sem perder a qualidade.
Ajuda na disseminação da cultura organizacional
A metodologia ágil ajuda a compartilhar a missão, visão e os valores. Desta forma, fica mais fácil se identificar com ela e entender o ambiente que a empresa pode proporcionar.
Quer trabalhar em uma empresa com cultura ágil?
Gostou do conteúdo? Compartilhe com mais pessoas.
Até a próxima. 💜