A Vivo é a maior empresa de telecomunicações do Brasil e sua história começou em 2003, quando deu início às operações de internet móvel e telefonia. A partir disso, a empresa passou por um período repleto de transformações em que expandiu sua rede de serviços, lançou a tecnologia 4G e 5G e criou aplicativos facilitadores como o app Meu Vivo, Vivo Recarga e Vivo Turbo. As inteligências artificiais também não ficaram de fora e a marca conta com a IA Aura.
Mas, apesar de grandes marcos históricos no meio da telecomunicação, a Vivo ampliou seus objetivos e, nos últimos 20 anos, liderou a transformação digital no Brasil, não se resumindo a apenas uma empresa de telefonia. Pensando nisso, trouxemos curiosidades que talvez você não saiba sobre a Vivo:
1. A Vivo é muito mais do que uma empresa de telefonia
O objetivo da Vivo sempre foi ser uma empresa inovadora e que facilite a vida dos brasileiros, por isso, segue seu propósito de Digitalizar para Aproximar. Acreditamos que o mundo digital deve fazer parte da vida de todos, então é essencial projetos que conectem pessoas ao que importa para cada uma delas.
Pensando nisso, investimos em projetos que permeiam as áreas da educação, finanças, entretenimento, saúde e negócios. O nosso Hub Digital é um ecossistema de serviços desenvolvidos para consumidores finais e empresas, que podem ser acessados de um smartphone ou computador. Nossas soluções digitais contribuem para digitalizar de forma inclusiva, possibilitando que a gente se conecte de onde nós estivermos. Os serviços do Hub Digital da Vivo são:
Seja com soluções inovadoras ou por meio de propostas inovadoras no mundo digital, inteligência artificial, desenvolvimento de aplicativos e parcerias estratégicas, a Vivo tem um compromisso firme com a tecnologia e conectividade das pessoas.
2. Temos uma inteligência artificial própria: Aura
Seguindo o propósito da Vivo e toda a evolução digital da empresa, a Aura (inteligência artificial) existe para facilitar a vida digital dos nossos clientes. Além disso, ela também foi desenvolvida com o propósito de ajudar nossos colaboradores com dúvidas internas.
De maneira simples, empática e objetiva, a Aura se relaciona simultaneamente com milhões de pessoas, agilizando o tempo de atendimento. Tudo é feito seguramente, a fim de proteger os dados dos nossos usuários. Dentre os serviços disponíveis da nossa inteligência artificial, podemos listar: aplicativos da Vivo, portais, WhatsApp e Facebook.
Saiba mais detalhes de como a Aura foi criada
3. A Vivo contribui com 11 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU
Ser tecnológico é também cuidar das pessoas e do planeta. Ao longo dos anos, a Vivo vem colocando em prática seus compromissos com a sustentabilidade, integrando práticas cada vez mais responsáveis em sua estratégia de negócio e operações. Sendo assim, a empresa avaliou que contribui ativamente com 11 dos 17 ODS, impactando positivamente a sociedade.
Acesse nossa análise de impacto realizada em 2023 e entenda em detalhes tudo o que a empresa faz para atingir esses objetivos, como:
- Ser uma empresa carbono neutro;
- 100% de uso de energias renováveis;
- +11 toneladas de resíduos eletrônicos coletados por meio do programa Vivo Recicle.
E isso nos leva à próxima curiosidade…
4. A agenda ambiental, social e de governança (ESG) da Vivo
Ser uma empresa que inclui na sua estratégia de negócios a Agenda ESG significa incorporar em nossa cultura do dia a dia práticas alinhadas à conservação da natureza e ao bem-estar social, atuando sempre a partir de uma governança ética e transparente. Com isso, os indicadores ESG norteiam a Vivo para conseguir atingir resultados que contribuem para excelência nos serviços e qualidade de vida dos nossos colaboradores.
Em nosso relatório de sustentabilidade é possível entender todas as ações sustentáveis da empresa. Podemos listar algumas:
- Como a empresa contribui para o desenvolvimento sustentável (listada no tópico anterior);
- Diversidade no quadro de colaboradores (confira a curiosidade nº 6);
- R$ 58 milhões de investimentos em projetos sociais na Fundação Telefônica-Vivo;
- Melhorias na experiência do cliente;
- -36% de reclamações
- 89% de resolutividade na percepção do consumidor
- Treinamento de +98% dos colaboradores em nosso código de conduta, os Princípios de Negócio Responsável (PNR);
- Investimento de aproximadamente 25 milhões de reais em fintechs pela Vivo Ventures.
5. As marcas próprias da Vivo: ecossistema
Quando mencionamos que a Vivo é muito mais do que uma empresa de telefonia, queremos retratar os diversos ambientes na qual a empresa está inserida, como as marcas próprias criadas para facilitar ainda mais o dia a dia dos consumidores. Uma delas é a Ovvi, loja de equipamentos eletrônicos que oferece produtos de alta performance e qualidade como capas protetoras, películas, cabos e outros acessórios.
A Terra Fibra é também uma marca da Vivo que envolve o propósito de Digitalizar para Aproximar. O serviço é um modelo de franquia que leva a internet banda larga por fibra óptica para lugares distantes das grandes metrópoles. Os planos já estão disponíveis em mais de 14 cidades e em 5 estados, totalizando mais de 450 mil domicílios conectados.
6. A Vivo é diversa
A diversidade é um pilar primordial na cultura da Vivo, faz parte da nossa estratégia de negócio e a consideramos essencial para a inovação.
Sabemos que o sucesso de qualquer empresa hoje depende do valor compartilhado com a sociedade e o planeta. Por isso, um ambiente mais aberto, diverso e inclusivo, onde as pessoas se sentem seguras para se expressar de maneira genuína, também é um espaço de maior bem-estar, criatividade e colaboração.
Desde 2018, temos um sólido Programa de Diversidade, cujo manifesto prega menos preconceito.
O Vivo Diversidade é pautado nos pilares de Raça, Gênero, LGBTI+ e Pessoas com Deficiência, entre outros temas abarcados em nossa Política de Diversidade. E assim passamos a cultivar de maneira consciente e intencional um ambiente livre de preconceitos para que nossos colaboradores sejam quem quiserem ser, desenvolvam o máximo de seu potencial e vivam seus propósitos pessoais na organização.
7. Cultura digital colaborativa
Temos um propósito definido — Digitalizar para Aproximar — um DNA que nos aproxima e nos conecta com os nossos clientes. Mas entendemos que a cultura é um aspecto fundamental para o sucesso da inovação. Aqui na Vivo, estamos construindo o que chamamos de Cultura Digital Colaborativa.
Curiosidade viva
A Vivo é inovadora e está preparada para o futuro. Para isso, queremos que nossos colaboradores explorem todo o seu potencial, conhecimentos e ideias. Nosso time é estimulado pelo interesse em questionar, aprender e crescer.
Atitude transformadora
Nossa cultura impulsiona a experimentação, pois reconhecemos a importância de acompanhar as tendências tecnológicas, que estão alinhadas ao propósito da Vivo, independentemente da função ou área de atuação.
Conexão humana
Autenticidade para se conectar com outras pessoas e estar aberto ao novo são valores importantes para o nosso time. Isso tem tudo a ver com a Vivo e com a forma que atuamos para garantir o bem-estar a todos.
Ação responsável
Uma cultura que entrega o melhor para os clientes, a sociedade e o planeta sempre com alta performance.
8. Agronegócio digital
Não existe limite para a conectividade e a Vivo tem uma atuação forte no agronegócio brasileiro. Sabemos que modernizar os trabalhos no campo é um dos principais desafios de produtores rurais e cooperativas. Por isso, além dos serviços de conectividade, incluindo cobertura específica para o agronegócio, oferecemos também soluções de tecnologia baseadas em IoT (Internet of Things) voltadas para o setor, como gestão de pecuária, maquinário inteligente, previsão de clima em tempo real e mais!
Nossas porteiras estão abertas para a inovação, digitalizando para aproximar e conectando pessoas com o que realmente importa.
Vem pra Vivo Descobriu todas as curiosidades da Vivo e ficou com vontade de fazer parte do time? Nosso portal de vagas na Gupy está repleto de oportunidades para talentos que buscam inovação, desafios e que querem fazer parte desta revolução digital com a gente. Acesse o link abaixo e confira: